O investigador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Brasil), José Jorge Vale Rodrigues encontra-se a realizar um estágio de pós-doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro desde 15 de maio de 2022, sob orientação científica de Cecília Guerra, investigadora do CIDTFF, e de Eniz Conceição Oliveira, professora titular da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES (Brasil).

Durante 12 meses, o investigador irá desenvolverá trabalho no âmbito do seu projeto de investigação, intitulado “Aprendizagem do conceito de energia por meio da automação residencial sob a perspectiva CTS”.

Damos a conhecer o resumo do projeto, disponibilizado pelo investigador:

“Este projeto de pesquisa se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de Energia sob a abordagem Ciência, Tecnologia   e Sociedade (CTS). A pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: Como atividades envolvendo sistemas de automação residencial podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio, em relação ao conceito de energia nas aulas de Física sob a influência da abordagem CTS? A partir do problema de pesquisa tem-se como objetivo geral: elaborar atividades envolvendo sistemas de automação residencial com enfoque CTS relacionadas ao conceito de energia nas aulas de Física do Ensino Médio. A natureza dessa pesquisa se dará pela abordagem qualitativa, a fim de responder os objetivos propostos na investigação, com base nos resultados que serão obtidos por meio dos instrumentos de coleta de dados, os quais serão utilizados no decorrer das atividades propostas. As possíveis contribuições do estudo serão apresentadas para a construção do conhecimento sobre a aprendizagem do conceito de energia na perspetiva CTS. Os conhecimentos adquiridos com a pesquisa possivelmente poderão contribuir para o trabalho de outros estudiosos e em diferentes ocasiões e contextos.”