A investigadora Eniz Conceição Oliveira da Universidade do Vale do Taquari – Univates (Brasil) encontra-se em residência científica na Universidade de Aveiro (UA), na qual participará em reuniões de trabalho no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), entre 6 e 17 de fevereiro de 2023.

A visita de Eniz Conceição Oliveira implica a participação em reuniões de trabalho enquadradas:

• na orientação científica do investigador José Jorge Vale Rodrigues, no âmbito do seu estágio de pós-doutoramento na UA com o projeto intitulado “Aprendizagem do Conceito de Energia por meio da Automação Residencial sob a perspectiva CTS”;
  • e na orientação científica de Paula Jucá da Universidade do Vale do Taquari – Univates, com o projeto de doutoramento intitulado “Contribuições de Sequências Didáticas com abordagem CTS elaboradas por professores do ensino superior em um contexto de formação continuada”.

A professora visitante será acompanhada neste período pela investigadora Cecília Guerra, membro integrado do grupo de investigação “Ciência, Tecnologia e Inovação” e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) do CIDTFF.

Esta visita à UA apresenta-se como uma oportunidade para estreitar os laços profissionais iniciados no passado (Leão, et al., 2017*), assim como discutir possíveis parcerias para projetos de investigação internacionais e discutir a coorientação de alunos de doutoramento e pós-doutoramento internacionais.

– – – – –

*Leão, M. F., Oliveira, E., Guerra, C. & Del Pino, J. (2017). Didactic models and experimenting with chemistry: possibilities to promote Brazilian Youngster and Adult’s learning with meaning. Journal of Science Education/Revista de Educación en Ciencias, 18(2), 97-101. https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85024095729&origin=resultslist&sort=cp-f&featureToggles=FEATURE_NEW_DOC_DETAILS_EXPORT:1