Eduardo Fleury Mortimer, Professor Catedrático da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) integrou recentemente a Comissão Externa Permanente de Aconselhamento do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).
A atual Comissão do CIDTFF é constituída por três personalidades externas internacionais: Michael Byram (Universidade de Durham, UK), Jean Clandinin (Universidade de Alberta, Canadá) e Eduardo Mortimer (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), que veio substituir Anna Maria Pessoa de Carvalho, cuja colaboração com o CIDTFF como consultora se iniciou em 2013.
Short Bio disponibilizada por Eduardo Mortimer:
Eduardo F. Mortimer é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil, e pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ele graduou-se em Química na Universidade Federal de Minas Gerais e fez seu Doutorado em Educação em Ciências na Universidade de São Paulo. Trabalhou em colaboração com investigadores em importantes centros internacionais em Educação e Didática das Ciências, como a Universidade de Leeds, na Inglaterra, a Universidade de Lyon 2, na França e a Washington University in Saint Louis, nos Estados Unidos. Ele trabalhou em Escolas Secundárias e na Indústria Química antes de tornar-se Professor Universitário. Seus interesses de investigação são a aprendizagem de ciências, o discurso das classes de ciências e o desenvolvimento de conceitos em sala de aula. Suas publicações incluem Meaning Making in Secondary Science Classroom (em colaboração com Phil Scott, Open University Press/McGraw Hill, 2003) e Lenguaje y formación de conceptos en la enseñaza de las ciencias (Antonio Machado Libros, 2006), Conceptual Profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts (em colaboração com Charbel N. El-Hani e diversos ex-estudantes de mestrado e doutorado, Springer, 2014) além de vários artigos em revistas especializadas brasileiras e internacionais. Ele foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), gestão 2006-2009. Atualmente ele é membro do corpo editorial de várias revistas científicas brasileiras e internacionais na área de Educação e Didática das Ciências.