No âmbito do projeto “Cidadania e educação para a saúde: descodificação da efetividade dos projetos escolares no Algarve e no Alentejo (PES2A)”, desenvolvido no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, sob coordenação do investigador e colaborador do CIDTFF Jorge Bonito (jbonito@uevora.pt), realiza-se a 6 de junho, pelas 18h00, o webinar “A agressão sexual contra crianças e adolescentes: fatores explicativos e tipologias de agressores”.
Terá como oradora Cristina Soeiro, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV):
- Especialista Superior no Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais desde 1990, e responsável pelo Gabinete de Psicologia e Seleção;
- Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho;
- Professora Associada no Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM);
- Coordenadora da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Forense e Criminal no IUEM;
- Integra a equipa de gestão do Laboratório de Psicologia LabPsi (Egas Moniz);
- Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV);
- Perita forense em tribunal em casos de homicídio e crimes sexuais;
- Investigação científica nas temáticas dos crimes sexuais e homicídios no contexto das relações de intimidade e comportamentos de incendiarismo;
- Publicações na área do profiling psicológico, homicídio nas relações de intimidade, abuso sexual contra crianças e adolescentes e sobre tipologias dos incendiários florestais, entre outras.
Contextualização do tema:
Nesta apresentação serão analisados os fatores que explicam a agressão sexual, tendo presente as especificidades da agressão sexual cometida contra crianças e adolescentes. Serão apresentadas as tipologias associadas aos diferentes contextos da agressão sexual: online, intrafamiliar e fora do contexto familiar.
O webinar poderá ser acedido através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87664323350
O próximo webinar realiza-se a 15 de junho de 2022, e será subordinado ao tema “(In)dependência da internet e das redes sociais – Adequar Comportamentos”.