No âmbito da parceria entre o CIDTFF e a Cartas com Ciência, foi organizada uma campanha de recolha de livros para a Escola da Trindade de São Tomé e Príncipe e as bibliotecas de escolas básicas e  pré-escolares de Cabo Verde.

A campanha decorreu durante o mês de maio  e através da mesma foram recolhidos mais de 350 livros, abrangendo temas desde a astronomia até à paleontologia. Dos livros angariados, 90 já encontraram o seu novo lar na Biblioteca da Escola da Trindade em São Tomé, estando prontos para serem lidos pelos seus alunos, em particular pelo membros do “Laboratório de (re)escrita de textos”.

O “Laboratório de (re)escrita de textos” pretende promover a leitura e a prática de produzir diferentes géneros textuais, possibilitando que estudantes se tornem pessoas leitoras e também autoras de textos.  Este projeto é parte das atividades extracurriculares da  Escola da Trindade em São Tomé e Príncipe e é frequentado por estudantes da sétima, oitava e nona classes, sob a coordenação da professora Marlene José. De salientar que 26  estudantes que frequentam o laboratório participaram no programa 2020/2021 da Cartas com Ciência. Para mais informações convidamos a consultar o canal no youtube “Cantinho de Leituras e Releituras de textos STP”, e , se quiserem, deixar o vosso gosto.

Logotipo do Laboratório de (re)escrita de textos

O trabalho de inventariação dos livros angariados é parte integrante do plano de atividades do projeto de iniciação à investigação científica em Educação (PIC-Edu) da estudante Mafalda Silva Neves que se encontra a frequentar o Mestrado em Ensino de Inglês e Francês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.

A Cartas com Ciência e a coordenação da parceria, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, agradecem a todas as pessoas, e em particular à estudante Mafalda, que contribuíram para esta campanha que nos aproxima de uma educação em ciência mais inclusiva.

Mafalda, estudante que deu apoio à campanha de recolha de livros