Esta semana, a equipa do projeto EuroScitizen COST Action – Building on scientific literacy in Evolution vem pedir que verifique bem o seu tronco… o seu terceiro braço pode já estar a caminho! De facto, um estudo recente (disponível aqui) mostra que, brevemente, todos investigadores e os docentes vão desenvolver um terceiro braço, ou a capacidade de não dormir, para fazer face às exigências das instituições empregadoras e financiadoras! 

Não acredita? Faz muito bem! Acreditar que a evolução acontece porque as espécies precisam é só uma das conceções erróneas mais frequentes sobre evolução. Infelizmente não é a única. De facto, um estudo do WG1 do EuroScitizen mostra que a maioria dos alunos do primeiro ano de universidades de 26 países europeus aceita a evolução mas não a compreende (ver aqui).

Este grupo de trabalho, dedicado à avaliação de atitudes face à evolução e de conhecimento sobre processos e conceitos evolutivos, desenvolveu um questionário para medir a aceitação da evolução e o conhecimento sobre evolução em toda a Europa e traduziu-o em 23 línguas!

Evolution Education Questionnaire on Acceptance and Knowledge (EEQ) pode ser utilizado por professores, comunicadores de ciência e por investigadores e, pode ser aplicado a vários contextos e públicos. Além do conhecimento sobre evolução e aceitação da evolução, o questionário inclui instrumentos para avaliar a fé religiosa, pensamento dualista e dados sociodemográficos.

Quer avaliar a compreensão da evolução ou de que forma as suas atividades educativas a afetam? Descarregue o questionário nas 23 línguas europeias aqui.

Até breve!
A equipa de organizadores locais,
Xana Sá-Pinto, Susana Ambrósio, Cecília Guerra, Joana Rios, Patrícia Pessoa, Raquel Ramos e Bruna Batista

This project is based upon work from COST Action EuroScitizen (CA17127; Working Group 2), supported by COST (European Cooperation in Science and Technology; https://www.cost.eu/)