Entre os dias 21 e 24 de junho de 2022, Francisco Parrança da Silva, investigador bolseiro do CIDTFF, participou na International Summer School da ANGEL (Academic Network on Global Education and Learning) que decorreu em Bertinoro e Bolonha, Itália, desenvolvida em colaboração com a Global Education Network of Europe (GENE), a Universidade de Bolonha e o Cátedra da UNESCO em Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior na Universidade de Bolonha, Emérito Professor Doutor Massimiliano Tarozzi.

A Escola de Verão visou fornecer aos estudantes um esboço teórico da investigação em Educação (para a Cidadania) Global, bem como competências práticas para a revisão sistemática de literatura – com base na experiência estabelecida na ANGEL e olhando para desenvolvimentos futuros.

Com um programa composto por três dias iniciais (21-23/06) de formação intensiva no Centro Residencial Universitário de Bertinoro sobre o uso da literatura na investigação em Educação (para a Cidadania) Global, a Escola de Verão terminou na manhã de 24 de junho com a nomeação oficial do Cátedra da UNESCO de Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior localizado na Universidade de Bolonha, o Professor Massimiliano Tarozzi. Este evento contou com a presença de Matteo Lepore, Presidente do Município de Bolonha, Professor Doutor Ivano Dionigi, Magnífico Reitor da Universidade de Bolonha, David Gorman, Diretor da GENE e o aluno de mestrado em estudos de género e ativista egípcio detido no seu país, Patrick Zaki. O programa de formação intensiva contou com a presença de especialistas internacionais na área da Educação para a Cidadania Global, como a Professora La Salete Coelho (IPVC e FCEUP), a Professora Annette Scheunpflug (Univ. Bamberg), ou a Professora Clare Bentall (UCL), e na área da investigação qualitativa em educação, com o investigador Luca Ghirotto (Univ. Verona), a Diretora da Biblioteca Invalsi, Rita Marzoli, ou a Professora Karin Hannes (Univ. Leuven). Mais informações sobre programa e oradores está disponível aqui.

Durante a participação na Escola de verão, o investigador do CIDTFF foi convidado a coordenar a equipa portuguesa de participantes na missão de procurar informar a futura edição do Multilingual Global Education Digest, uma publicação anual que conta, também, com a participação da Investigadora do CIDTFF Mónica Lourenço. Nesse sentido, foi responsável por preparar e moderar as diferentes sessões de trabalho de grupo que decorreram durante a Escola de Verão.

Como resultado da sua participação nesta Escola de Verão, brevemente, será proposto um seminário de natureza formativa, destinado a bolseiros de investigação e jovens investigadores, sobre Revisão Sistemática de Literatura em Investigação em Educação, dinamizado pelo investigador bolseiro.