Francisco Rocha (CIDTFF) & Rosa Maria Faneca (CIDTFF) | Revista Lusófona de Estudos Culturais, 9(1), pp. 31-49

Resumo:

Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue.

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Rocha, F. & Faneca, R.M. (2022). As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 9(1), 3 -49. https://doi.org/10.21814/rlec.3610