Entre os dias 13 e 15 de julho de 2022, terá lugar, na Universidade de Aveiro, mais uma edição do Research Summit, este ano dedicado ao tema da Ciência Aberta, e que conta com vários contributos de investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer.
O primeiro dia deste encontro é dedicado a uma Sessão Plenária sobre o tema, que inclui a apresentação intitulada “Smart Knowledge Garden and Open Educational Smart Campus: two examples of open science practices”, dinamizada à distância, pelas 14h45, pelo investigador António Moreira (CIDTFF, DEP, UA).
O segundo e terceiro dias são dedicados a apresentações dos estudantes e investigadores, nomeadamente pitches de doutorandos e estudantes do primeiro e segundo ciclos envolvidos em Programas de Iniciação Científica da UA.
O programa conta com um total de 23 pitches do Programa Doutoral em Educação – coordenado por Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) – , 3 pitches na sessão dedicada ao Programa Doutoral História das Ciências e Educação Científica (Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra) – coordenado por Isabel Malaquias (CIDTFF, Departamento de Física, UA) –, e 10 pitches do Programa Doutoral em Multimédia em Educação – coordenado por António Moreira (CIDTFF, DEP, UA).
Damos a conhecer os horários e localização das apresentações dos programas doutorais por investigadores do CIDTFF:
15 julho 2022 | 9h30 -10h00 | Sala do Senado |
The integration of Didactics in the training of Accounting teachers in higher education | Aline Alves (CIDTFF), Cecília Guerra (CIDTFF) & Alberto J. Costa Social In(ex)clusion pathways in Vocational Education and Training: the project and its possible contribution to Open Science | Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF) & Rosa Madeira (CIDTFF) Interculturalidade na formação contínua de professores. O caso do Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira | Andrea Ulhôa (CIDTFF) & Helena Araujo e Sá (CIDTFF) Educating for biocultural diversity in first years of schooling: A path to Sustainability | Bruna Batista (CIDTFF), Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & Gabriela Portugal (CIDTFF) Co-construindo um third space: plurilinguismo e interculturalidade naRaia luso-espanhola | Carolina Lourenço-Simões, Maria Helena Araújo e Sá & María Matesanz del Barrio |
15 julho 2022 | 10h00 -10h30 | Sala do Senado |
Let’s talk about Grief: Building a theoretical framework for Grief Counselling with systematic literature review | Cristina Felizardo (CIDTFF), Paula Santos (CIDTFF) & Margarida Cerqueira Inclusion of children with Special Needs in Arts Education Programmes: form Research to Action | Davys Moreno (CIDTFF), António Moreira (CIDTFF), Oksana Tymoshchuk & Carlos Marques Mobilidade Transnacional de Alunos do Ensino não Superior em Portugal: um estudo de caso | Isabel Abelheira (CIDTFF) & Manuela Gonçalves (CIDTFF) A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: desenvolvimento de um recurso didático interativo | Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) Reading and writing game in the teaching of English in a collaborative environment: a case study in Primary education | Marta Fortunato (CIDTFF), António Moreira (CIDTFF) & Ana Raquel Simões (CIDTFF) |
15 julho 2022 | 11h00 -11h30 | Sala do Senado |
STEAM and creative thinking: a formative proposal for initial teacher Training | Erika Ribeiro (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Jen Katz-Buonincontro A Educação para a Diversidade Linguística e Cultural: Sistematização de conhecimento e Sustentabilidade da investigação | Ricardo Torres (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF) & Susana Pinto (CIDTFF) Growing up without walls: Articulation of educational practices between a nature education program and a kindergarten | Raquel Ramos (CIDTFF), Aida Figueiredo (CIDTFF) & Ana Coelho Regulação local da educação em Portugal: configurações e desafios da relação entre o município e os agrupamentos de escolas | Salomé Simões (CIDTFF) & Manuela Gonçalves (CIDTFF) Images of languages and the Other: from and towards the community | Sara Santos (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF) & Susana Pinto (CIDTFF) |
15 julho 2022 | 14h00 -14h30 | Sala do Senado |
Main results of the EduPARK Green Educational Guide about students’ attitudes towards nature conservation | Rita Rodrigues (CIDTFF) CINEMA PARADIGMA: um estudo de caso sob a perspetiva dos coordenadores de escola do Plano Nacional de Cinema | Mariana Lopes (CIDTFF) |
15 julho 2022 | 14h30 -15h00 | Sala do Senado |
The potential of the Internet of Things to promote participatory citizenship | Manuel Santos (CIDTFF) |
Destacamos ainda as apresentações por parte de estudantes integrados no Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu), que decorrerão no terceiro dia, entre as 9h30 e as 10h30, na sala 40.1.8 do DeCA – Departamento de Comunicação e Arte da UA:
- Health Education in the first school years in Portugal – a perspective based on official Portuguese curriculum documents | Ana Carolina do Nascimento Ramos
- My experience during the visit of Professor Bruce V. Lewenstein (Cornell Universitiy, USA) | Mónica Esthela Plazas Rodriguez
- Promover a leitura no âmbito de uma Educação Científica inclusiva: o contributo de uma Bolsa de Iniciação à Investigação Científica | Mafalda da Silva Neves
- Poly-UNiverse in Teacher Training Education (PUNTE) | Alexandre F. Matos
- UA Informa: a science project for the community | Filomena Guimarães