24 setembro & 1 outubro, 2022 | Evento híbrido

Na 3.ª edição dos Encontros “Matemática com Vida”, a decorrer em formato híbrido nos dias 24 de setembro e 1 de outubro de 2022, procura pensar-se e refletir-se, segundo múltiplas perspetivas, sobre o pensamento computacional, em que o digital tem lugar de destaque.

O programa, a decorrer ao longos de dois sábados, inclui sessões paralelas de workshops e sessões plenárias com oradores convidados. Destacamos aqui algumas das dinamizadas por investigadores do CIDTFF:

24 setembro, 2022

Workshop III (Online) | Como promover o pensamento computacional em sala de aula: algumas atividades exploratórias
Por Vanda Santos (CIDTFF, DEP, UA) e Margarida M. Pinheiro (CIDTFF, ISCA,UA)
3.º CEB e Ensino Secundário
Workshop V (Online) | Objetos de aprendizagem para desenvolver o pensamento computacional em Geometria
Por Ana Paula Aires (CIDTFF, UTAD), Helena Campos (CIDTFF, UTAD) e Manuela Amorim
2.º e 3.º CEB
Workshop VI (Online) | Foi por elas: As probabilidades e o pensamento computacional
Maria Manuel Nascimento (CIDTFF, UTAD) e José Alexandre Martins (IPG)
Workshop VIII (Online) | Pensamento Computacional no Ensino das Ciências
Por Paula Catarino (CIDTFF, UTAD) e Benjamim Fonseca (UTAD)

1 outubro, 2022

Workshop X (Presencial) | Desenvolvimento do pensamento computacional em práticas STEM
Por Ricardo Silva (IPC), Sofia Laura Costa (UTAD), Fernando Martins (Instituto de Telecomunicações) e Cecília Costa (CIDTFF, UTAD)
2.º CEB
Workshop XI (Presencial) | Desenvolvimento do pensamento computacional mediado pela programação tangível ~ robot Mi-Go em ação…! ~
Por Isabel Cabrita (CIDTF, UA)
2.º CEB
Workshop XIII (Presencial) | Software Desmos: As construções geométricas no desenvolvimento do Pensamento Computacional
Ana Paula Aires (CIDTFF, UTAD), Helena Campos (CIDTFF, UTAD) e Mónica Carneiro (A. E. D. Sancho II, Alijó)
3.º CEB
Workshop XIV (Presencial) | Pensamento Computacional e Resolução de problemas em Matemática com recurso à TI-Nspire CX II-T
Teresa B. Neto (CIDTFF, UA) e Alexandra Rodrigues (UA)
3.º CEB e Ensino Secundário

Isabel Cabrita (CIDTFF, DEP, UA) dinamizará a Sessão Plenária intitulada “Programação tangível na confluência do pensamento computacional, da inclusão e da articulação curricular” de dia 1 de outubro.

O evento inclui ainda um Painel subordinado ao tema “Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?”, moderado por Margarida M. Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA), que tem como convidados Carlos Albuquerque (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Filipe T. Moreira (CCTICUA, DigiMedia e Instituto Politécnico da Guarda), João Vítor Torres (CCTIC/CIEF Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) e José Miguel Sousa (Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira).

Cada sessão paralela tem limites de inscrições, tendo a formação um máximo de 110 participantes. As inscrições e pagamento deverão ser efetuados até 15 de setembro de 2022.

Este Encontro, acreditado como Curso de Formação, enquadra-se na vertente “Labs Convida”, da iniciativa maior “Labs Com Vida”, rentabilizando sinergias do Lem@tic (Laboratório de Educação em Matemática) e do LabDCT (Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia), estruturas do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro.

Integram as Comissões Organizadora e Científica do evento os investigadores do CIDTFF Vanda Santos, Isabel Cabrita, Teresa B. Neto, Margarida M. Pinheiro, e J. Bernardino Lopes.

ver mais