27 julho, 2022 | 10h00 | 5.3.27, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

O Doutorando Juan Alejandro Henríquez, em estágio de doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, convida a todos os interessados a conhecer mais sobre o seu trabalho de investigação intitulado “Estudo Ibero-americano da Hospitalidade Digital”. Para tal, realizará uma apresentação na próxima quarta-feira, 27 de julho, às 10 horas, na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Juan Alejandro Henríquez, Professor da Universidade das Américas (Chile), bolseiro da “Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (ANID, Chile) e aluno do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade de Granada (Espanha) sob a supervisão dos investigadores Jorge Expósito e Eva Olmedo (Universidade de Granada, Espanha) e Cláudia Prioste (UNESP, Brasil), realizou um estágio de doutoramento, durante o mês de junho, no Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) do CIDTFF, sediado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, sob supervisão do Investigador do CIDTFF, António Moreira.

Este trabalho pretende analisar, entre outros aspetos, as determinantes e as desigualdades sociais da brecha digital que existem na formação inicial de professores. Durante o seu estágio doutoral e com o apoio dos investigadores do CIDTFF António Moreira e Francisco Parrança, transcreveu para o português os diferentes questionários que serão utilizados nesta investigação, que foram primeiramente construídos na Universidade de Granada (Espanha) e, posteriormente, validados por um total de 20 profissionais e académicos/as com experiência em educação, tecnologia e construção de questionários.

Uma vez validados os questionários, serão aplicados em Faculdades/Departamentos de Educação/Pedagogia de, pelo menos, 10 países de língua portuguesa e castelhana. A Universidade de Aveiro, em conjunto com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra representada pela investigadora do CIDTFF Filomena Teixeira, e a Universidade de las Américas (Chile) serão parte fundamental da fase piloto da sua aplicação.

Juan Henríquez diz:

“…estou muito grato pela generosidade e disponibilidade de toda a equipa do Laboratório de Conteúdos Digitais que desde o primeiro dia me acolheu calorosamente. Além disso, gostaria de salientar a importância que esta estadia em Aveiro tem para minha investigação, juntamente com a possibilidade de conhecer outras culturas, línguas e investigações de outros doutorandos. Muito obrigado…

Exif_JPEG_420