A mais recente edição da Revista Iberoamericana CTS (volume 17, número 50), conta com dois artigos da autoria de investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer:

Educação CTS/CTSA ainda é tema para discussão? | Isabel P. Martins
Excerto:
Estamos em maio de 2022, um período histórico cujo desfecho não sabemos ainda como irá terminar. A invasão da Ucrânia pela Rússia, sem uma razão objetiva e justa, criou uma onda de solidariedade em, praticamente, todos os países do ocidente e levanta questões nas crianças e jovens às quais os pais, professores e sociedade em geral tem dificuldade em responder. Será admissível manter um conflito armado e sacrificar tantas pessoas inocentes, património natural e edificado, à custa de tecnologia bélica cada vez mais sofisticada? A tecnologia serve para destruir ou para criar novo conhecimento e contribuir para o bem e progresso da humanidade? No dia em que termino este texto completam-se 90 dias de atrocidades em terras da Ucrânia, um país do leste da Europa, tão perto daquele onde nasci, vivo e trabalho, Portugal.
Para uma educação CTS com pensamento crítico e criativo | Rui Marques Vieira
Excerto:
As mudanças que atualmente o planeta enfrenta e as suas implicações para todos os que nele existem, bem como o uso, essencialmente pelo ser humano, dos seus recursos naturais são hoje um desafio complexo. Tal tem sido vivenciado com uma ambiguidade e volatilidade difíceis de acompanhar e mesmo de compreender, e com incertezas que são também uma constante, por vezes, penosa de racionalizar e gerir emocionalmente. São exemplos recentes desta realidade o modo como se vive(u) a pandemia COVID-19 e os avanços científicos e tecnológicos extraordinários com o desenvolvimento das vacinas, como as baseadas no ácido ribonucleico mensageiro (ARN-mensageiro), e sua (não) equitativa venda e distribuição, bem como as guerras e seus efeitos que se vivem em diferentes partes do globo. Outro exemplo relaciona-se também o modo como se tem gerido e gerado a má/deturpada ou falsa informação de natureza científica e tecnológica, que se dissemina nos meios de comunicação social e nas redes, predominantemente nas sociais digitais.

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Referências:

Martins, I. P. (2022). Educação CTS/CTSA ainda é tema para discussão?. Revista Iberoamericana CTS, 17 (50), 123-131. http://www.revistacts.net/contenido/numero-numero-50/educacao-cts-ctsa-ainda-e-tema-para-discussao/

Vieira, R. M. (2022). Para uma educação CTS com pensamento crítico e criativo. ?. Revista Iberoamericana CTS, 17 (50), 155-163. http://www.revistacts.net/contenido/numero-numero-50/para-uma-educacao-cts-com-pensamento-critico-e-criativo/