Rosa Maria Faneca (CIDTFF), Ana Isabel Andrade (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF), Ângela Espinha (CIDTFF), Bruna Batista (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF), Filomena Martins (CIDTFF), Francisco Silva (CIDTFF), Helena Araújo e Sá (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF), & Valentina Piacentini | UA Editora

Já se encontra disponível online a brochura “Concurso Kamishibai plurilingue, desenvolvimento do projeto: brochura para os parceiros da DULALA que se juntam à rede KAMILALA”, terceira produção no âmbito do projeto Erasmus + KAMILALA, financiado pela União Europeia, fruto da colaboração entre os diferentes parceiros: a associação D’Une Langue A L’Autre (Dulala – França), coordenadora do projeto, a Universidade de Aveiro (Portugal), a Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia), a Universidade Paris 8 Vincennesem Saint-Denis (França) e o Assessorat de Educação da Região Autónoma do Vale deAosta (Itália).

Excerto:

Este trabalho apoia-se na experiência de atores educativos envolvidos na educação plurilingue e de organizadores(as) de Concursos Kamishibai plurilingues. A co-redação deste caderno tem como objetivo orientar todas as estruturas educativas que pretendam implementar o concurso.

Este projeto baseia-se no facto de as nossas sociedades serem cada vez mais multilingues e de o plurilinguismo, enquanto realidade, de se pretender valorizar o plurilinguismo em toda a Europa. No entanto, nem todas as línguas beneficiam da mesma promoção, algumas sendo consideradas mais rentáveis do que outras no mercado de trabalho. Todavia, foi demonstrado que ter em conta as línguas familiares, sejam elas quais forem, constitui um vetor de bem-estar e de motivação para a aprendizagem da criança.

Este caderno pretende explicar, da forma mais clara e exaustiva possível, a engenharia do projeto para a implementação de um Concurso Kamishibai plurilingue, tal como concebido pela associação Dulala, que esteve na origem das primeiras edições do concurso e é responsável pela iniciativa KAMILALA.

Referência:
Faneca, R. M., Andrade, A. I., Simões, A. R., Espinha, Â., Batista, B., Sá, C. M., Martins, F., Silva, F., Araújo e Sá, M. H., Pinto, S., & Piacentini, V. (2022). Concurso Kamishibai plurilingue, desenvolvimento do projeto: brochura para os parceiros da DULALA que se juntam à rede KAMILALA. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/ygsg-w813