Encontram-se abertas as candidaturas às Bolsas Pós-Doutorais Junior Leader 2023 da Fundação “la Caixa”, destinadas a investigadores doutorados entre 07/10/2015 e 07/10/2020, de qualquer nacionalidade, que pretendam continuar a sua carreira de investigação em Espanha ou Portugal nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), enquadrando-se numa das seguintes tipologias de bolsa: Incoming e Retaining.

As principais condições associadas a cada tipo de bolsa encontram-se resumidas nas tabelas que se seguem:

BolsaIncoming
Número de bolsas a atribuir25
Duração3 anos
ElegibilidadeCandidatos com grau de Doutor obtido 2 a 7 anos antes do deadline para a submissão de candidaturas (entre 07/10/2015 e 07/10/2020, inclusive).

Os candidatos a centros/universidades espanholas não devem ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data do deadline. Estadias curtas, como feriados, não serão consideradas.

Os candidatos a centros/universidades portuguesas não devem ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal por mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores ao deadline. Estadias curtas, como feriados, não serão consideradas.

São aplicáveis exceções às condições suprarreferidas para casos específicos (consultar aviso).
Condições de acolhimentoEm Espanha, os trabalhos devem ser desenvolvidos numa instituição avaliada com o Seal of Excellence espanhol:
Severo Ochoa
Maria de Maetzu
Institute for Health Research Carlos III

Em Portugal, os trabalhos devem ser desenvolvidos numa Unidade de Investigação avaliada como “Excelente” pela FCT no exercício de avaliação das UI 2017/2018 (consultar lista).

Deve ser previsto um período de mobilidade internacional ou intersectorial com duração máxima de 6 meses (seguidos ou interpolados), numa instituição (ou instituições) a identificar pelo candidato.

Financiamento associado
– Despesas de investigação, no valor máximo de €38.500/ano (missões, aquisição de bens e serviços, equipamento, …).
– Abono de família, no valor anual de €1.200 por criança dependente.
– Subsídio único de mobilidade (mudança e habitação), no valor de €5.400.

É obrigatória a participação do candidato num plano de formação complementar oferecido pela Fundação “la Caixa”.
BolsaRetaining
Número de bolsas a atribuir15
Duração3 anos

Os candidatos a centros/universidades espanholas devem:
– ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha por mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores deadline;
– ter realizado estadias de investigação em centros/universidades fora de Espanha durante o seu doutoramento ou pós-doutoramento por, pelo menos, seis meses (seguidos ou interpolados) antes do deadline.

Os candidatos a centros/universidade portuguesas devem:
– ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal por mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores deadline;
– ter realizado estadias de investigação em centros/universidades fora de Portugal durante o seu doutoramento ou pós-doutoramento por, pelo menos, seis meses (seguidos ou interpolados) antes do deadline.

Condições de acolhimentoOs trabalhos devem ser desenvolvidos em qualquer universidade ou centro de investigação sediado em Espanha ou em Portugal.

Financiamento associado– Contrato individual do investigador (salário, encargos sociais, …), no valor máximo de €59.000/ano.
– Abono de família, no valor anual de €1.200 por criança dependente.
– Subsídio único de mobilidade (mudança e habitação), no valor de €5.400.

As candidaturas devem ser submetidas em inglês, no portal da Fundação, até 7 de outubro de 2022.

Para mais informação, por favor consultar a página do programa e as hiperligações da tabela acima.