A VIII da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ietic2022), que se realizou em formato híbrido (Bragança e online) entre os dias 3 e 4 de março de 2022, contou com a participação de vários investigadores do CIDTFF com comunicações e como parte da comissão científica.
O “VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC – ieTIC2022: livro de atas” está agora disponível em acesso aberto e conta com 3 artigos da coautoria de investigadores do CIDTFF que damos a conhecer:
Uso de tecnologias digitais no desenvolvimento do pensamento crítico | Isabel Bernardo (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Alexandre Franco de Sá | pp. 127 – 139
Ensino remoto de emergência: um estudo de caso no Distrito Federal, Brasil | Luís Dionísio Paz Lapa (CIDTFF) & Isabel Cabrita (CIDTFF) | pp. 140 – 154
Formação em blended-learning: o workshop como apoio à utilização das ferramentas digitais | Maria Castelhano, Margarida Santos, Teresa Pessoa, Daniela Pedrosa (CIDTFF) & Joana Correia | pp. 314 – 329
O livro conta com 28 artigos completos aceites correspondentes às mais de 70 comunicações, workshops e conferências realizadas, destacando-se artigos com contributos no âmbito de projetos, plataformas e tecnologias digitais para promoção da aprendizagem em contexto de pandemia de Covid-19; projetos, plataformas e tecnologias digitais para promover processos de cocriação e colaboração; tecnologias digitais adequadas a metodologias ativas e a especificidades educativas; competências pedagógicas, digitais e inclusivas para educadores e professores; entre outros textos selecionados que mostram as linhas de investigação atuais no contexto pos-pandémico da inovação na Educação com tecnologias digitais.
Os temas da ieTIC2022 incidiram sobre os movimentos e ocorrências emergentes da sociedade digital, a comunicação e interação em redes de aprendizagem e formação, a produção e integração de recursos educativos digitais, bem como as políticas e projetos para a aprendizagem e formação com TIC.
Integraram a comissão científica do evento os investigadores do CIDTFF, António Moreira e António Pedro Costa.
– – – – –
Referências:
Bernardo, I., Vieira, R. M., & Franco de Sá, A. (2022). Uso de tecnologias digitais no desenvolvimento do pensamento crítico. In V. Gonçalves, A. García-Valcárcel, J. A. Moreira, P.Gutiez Cuevas, & M. R. Patrício (Eds.), VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC – ieTIC2022: livro de atas (pp. 127-139). Instituto Politécnico de Bragança. http://dx.doi.org/10.34620/ietic.2022
Lapa, L. D. P., & Cabrita, I. (2022). Ensino remoto de emergência: um estudo de caso no Distrito Federal, Brasil. In V. Gonçalves, A. García-Valcárcel, J. A. Moreira, P.Gutiez Cuevas, & M. R. Patrício (Eds.), VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC – ieTIC2022: livro de atas (pp. 140-154). Instituto Politécnico de Bragança. http://dx.doi.org/10.34620/ietic.2022
Castelhano, M., Santos, M., Pessoa, T., Pedrosa, D., & Correia, J. (2022). Formação em blended-learning: o workshop como apoio à utilização das ferramentas digitais. In V. Gonçalves, A. García-Valcárcel, J. A. Moreira, P.Gutiez Cuevas, & M. R. Patrício (Eds.), VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC – ieTIC2022: livro de atas (pp. 314-329). Instituto Politécnico de Bragança. http://dx.doi.org/10.34620/ietic.2022