Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2022 decorreu em Aosta, Itália, a 2ª Reunião transnacional (RT) do projeto Erasmus+ VaBioLa, “Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital” (KA220-SCH-BA2083C5), que contou com a presença de representantes dos vários parceiros europeus do projeto, entre estes, pela Universidade de Aveiro/CIDTFF, as investigadoras Rosa Maria Faneca (Coordenadora institucional) e Margarida M. Marques.
Nesta 2ª RT, os participantes da Universidade de Lyon (França), Association DULALA (França), Universidade de Aveiro, (Portugal), Rectorat de Lyon (France), Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia), Arteveldehogeschool (Bélgica), e da Região Autónoma do Vale de Aosta (Itália), organizaram a estrutura e conteúdo do guia pedagógico, prepararam a formação dos parceiros para a conceção da aplicação VaBioLa (prevista para dezembro de 2022) e refletiram sobre o plano de comunicação do projeto.
Relembra-se que o principal objetivo do projeto VaBioLa é promover os perfis plurilingues dos alunos no espaço escolar, para que sejam vistos e considerados como uma riqueza e um recurso, mas também para valorizar a diversidade de línguas presentes no ambiente das crianças monolingues.
A intenção é modernizar uma ferramenta existente que se revelou muito útil – o Portfólio Europeu de Línguas (PEL) – dando-lhe uma nova dimensão digital para o tornar mais acessível, sustentável, divertido e interativo. Este projeto envolve a produção de i) um guia pedagógico para sensibilizar e promover o plurilinguismo e a interculturalidade, ii) uma aplicação digital inspirada no Portefólio Europeu de Línguas, implementando as recomendações do guia pedagógico, e iii) um curso de formação internacional, concebido para incentivar a construção de um espaço europeu de educação e formação, através da mobilização em torno de ferramentas e preocupações comuns aos parceiros do projeto.
Na lógica da investigação-ação, é intenção dos parceiros criar e implementar atividades de formação, de disseminação e produções intelectuais baseadas em experiências de terreno e investigação.