5 – 10 Fevereiro, 2023 | Universidade de Verona

Esta Escola de Inverno é dedicada ao estudo de teorias e métodos relevantes em todo o campo da investigação da política educacional, com enfoque na Educação para a Cidadania Global.

Palestras e discussões sobre teorias e métodos serão complementadas com experiência prática na análise de políticas educativas.

Durante a Escola de Inverno, todos os estudantes serão envolvidos num pequeno estudo de caso sobre educação para a cidadania global, facilitado por trabalho de campo e análise conjunta de dados. Esta abordagem tem-se revelado muito bem sucedida nas edições anteriores desta Escola de Inverno, onde tivemos participantes de todo o mundo que ficaram particularmente satisfeitos com o seu carácter fortemente baseado na prática.

O IPEP oferece aos participantes uma oportunidade de aprender e discutir:

• A natureza e o papel da ‘teoria’ na compreensão da política educacional;
  • A relação entre a política global, nacional e institucional e a governação na educação;
  • Os pontos fortes e os limites da análise documental, da análise do discurso e da etnografia para investigar a política educacional;
  • Perspetivas e políticas atuais sobre a Educação para a Cidadania Global, suas consequências e respostas educativas às mesmas;
  • Questões urgentes em matéria de política de educação, em particular, nos países representados pelos participantes.

Faculdade do IPEP:

• John Holford (Universidade de Nottingham, UK)
  • Marcella Milana (Universidade de Verona, IT)
  • Annette Rasmussen (Universidade de Aalborg, DK)
  • Palle Rasmussen (Universidade de Aalborg, DK)
  • Paolo Landri (IRPPS-CNR, IT)

Quem se pode candidatar?
Estudantes de mestrado, doutorandos, pós-doutorandos e investigadores de políticas em todas as áreas da educação.

Quais são os custos previstos?
A inscrição é gratuita. Os participantes devem cobrem as suas próprias despesas (viagem e alojamento), bem como todos os almoços e jantares.

O IPEP resulta da cooperação entre os co-fundadores do Centro Internacional de Estudos de Política Global e Comparativa sobre Educação e Aprendizagem de Adultos (IRC-GloCoPoS). O IPEP 2023 é gerido em colaboração com a Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior na Universidade de Bolonha.

Inscrições até 15 de outubro, 2022 | Mais informações aqui.

flyer