Nos Distritos de Mé-Zóchi (escolas de Folha Fede, Java e comunidades de Java, Abade, São Nicolau e Monte Café) e Caué (escola e comunidade do ilhéu das Rolas), na República Democrática de São Tomé, o início do ano letivo foi diferente para centenas de crianças.

Por iniciativa de Maria José Loureiro, investigadora do CIDTFF, Joel da Mata, Professor do E.B. em Java e Estáquio Sousa Pontes, Diretor do Centro Nuclear de Escolas de Folha Fede, realizaram-se nestas escolas do interior remoto da ilha (Java e Abade), de 1 a 6 de setembro de 2022, atividades de conto e reconto, ilustradas, dramatizadas e/ou adaptadas com recurso a robôs e outros materiais próprios para ilustração e recorte.

O desempenho dos alunos e o entusiasmo com que aderiram à iniciativa foram notáveis. Com efeito, a criatividade dos alunos, sempre acompanhados dos seus professores, e a disponibilidade para a descoberta constituíram pontos altos desta ação de voluntariado, no entender da docente Maria José Loureiro.