O arranque do ano letivo no ccTIC UA foi marcado por um workshop no qual participaram estudantes e professores de 5 nacionalidades diferentes: Hungria, Macedónia do Norte, Portugal, Sérvia e Turquia.

A Escola Secundária Alves Martins, (ESAM) de Viseu recebeu a última Mobilidade Internacional do Projeto Erasmus + “Facing ICT Challenges”, de 12 a 16 de setembro de 2022, dedicada ao tema “Open Education”, que incluiu 17 alunos e 11 professores, da Macedónia do Norte, Turquia, Hungria e Sérvia.

Um dos workshops que integraram o programa da visita, “Do you speak Portuguese?”, teve lugar no Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro, dinamizado pelas investigadoras do ccTIC UA, Maria José Loureiro (CIDTFF, DEP, UA) e Susana Senos.

O grupo, constituído por um total 36 pessoas, teve um “portuguese language training” em que todos os participantes estabeleceram um diálogo básico, com recurso ao digital, depois de ter sido feito o reconhecimento e identificação de sons e palavras, através do visionamento de vídeos sobre a cidade de Aveiro, a Universidade e a apresentação de estudantes desta instituição, falantes de português, de proveniências várias.

Todos os grupos tiveram um bom desempenho e a dinâmica encontrada para a atividade proporcionou aos participantes uma manhã de atividades e interação profícuas e divertidas.

O Erasmus+ “Facing ICT challenges” decorre com a parceria do Agrupamento de Escolas Alves Martins, de Viseu.