30 setembro, 2022 | 21h00 – 00h00 | Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

A Fábrica Centro Ciência Viva e a Universidade de Aveiro associam-se à celebração da Noite Europeia dos Investigadores 2022 (NEI22) – iniciativa que tem como objetivo aproximar ciência e investigadores do público em geral – com um programa para todas as idades, que reúne ciência, tecnologia, música, arte e animação.

A ter lugar nas instalações da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no próximo dia 30 de setembro de 2022, entre as 21h00-00h00, a NEI22, inclui uma Feira de Ciência e Tecnologia, “Science@UA”, que conta com a presença de vários investigadores do CIDTFF e 4 projetos:

Do EduPARK ao EduCITY, jogo com realidade aumentada
Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF), Rita Rodrigues (CIDTFF), Julia Draghi, João Santos & Sofia Ribeiro
O público experimenta, em modo livre ou em modo jogo, a app e recursos em realidade aumentada que foram desenvolvidos no EduPARK, para ficarem com vontade de conhecer melhor e participar no novo projeto, o EduCITY.
BiblioLab/EuroScitizen
Xana Sá Pinto (CIDTFF) & Patrícia Pessoa (CIDTFF)
Será contada uma parte de uma história aos participantes e ser-lhes-á pedido que proponham hipóteses para responder a uma questão levantada pela mesma. Será apresentada também uma atividade prática simples relacionada com a história.
Ciência em quadradinhos: o caso dos science comics
Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF)
O público terá a oportunidade de interagir com bandas desenhadas e cartoons de histórias científicas. As tarefas são: ler um cartoon/tira de banda desenhada, escolher os próximos quadradinhos, completar uma história ou preencher os balões de fala. Ao término das tarefas, o público poderá levar o material para casa.
Open Education Smart Campus (OESC)
António Moreira (CIDTFF), Ana Balula (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida Marques (CIDTFF), Rui Vieira (CIDTFF), Suliane Porto (CIDTFF), Susana Ambrósio (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF) & Vânia Carlos (CIDTFF)
Demonstração do funcionamento do OESC, uma plataforma online de referência na área da Educação, que tem por objetivo reforçar a visibilidade dos resultados da investigação, e de aprofundar as sinergias de investigação e formação entre o meio académico e a sociedade.