27 de maio | Oliveira de Azeméis
No dia 27 de maio em Oliveira de Azeméis, decorrerá o seminário “Um Brincar muitos Brincares”, sobre a importância do brincar ao longo da vida humana, enquadrado no Centro Lúdico, um equipamento sociocultural inovador pertencente ao Município e que se encontra aberto ao público desde junho de 2009.
Tem entre outros objetivos, promover o encontro intergeracional criando condições para a fruição da ludicidade e do espirito critico construtivo, incentivar o brincar, o convívio e o enriquecimento das relações humanas e sensibilizar desde a gestação, todos os agentes educativos para a importância do brincar, ler e comunicar.
Para mais uma etapa na prossecução dos mesmos está a ser organizado o seminário “Um brincar, muitos brincares” que decorrerá durante todo o dia.
A comunicação “Brincar é coisa séria na era digital” inserida no 2º painel da manhã, está a cargo da docente Mª José Loureiro, investigadora do CIDTFF.
Nela será abordada a questão da actividade lúdica na era digital sob duas perspetivas distintas e opostas. Por um lado, perspetiva-se a atividade lúdica associada às tecnologias digitais como sendo um recurso potenciador da aprendizagem formal, informal e não formal – que pode tornar-se num poderoso aliado para a criança aprendente – curiosa do mundo que a rodeia. Por outro lado, refletir-se-á sobre as tecnologias como elemento perturbador e inibidor da brincadeira, tal como era concebida há uns anos atrás, e consequentemente inibidor da socialização, da consciência de si e do seu corpo e, ainda, da gestão de conflitos.