No âmbito dos Projetos Programáticos do CIDTFF, em particular do Smart Knowledge Garden (SKG), e em parceria com a empresa Toyno, encontra-se em curso um processo colaborativo de desenvolvimento de novos módulos para o Jardim da Ciência (JC).

Após meses de trabalho envolvendo reuniões, focus groups, estudos e entrevistas com diversos especialistas, na sua maioria da Universidade de Aveiro (UA) e do CIDTFF, a equipa da Toyno irá apresentar os resultados obtidos numa reunião online aberta ao CIDTFF, a realizar no dia 28 de novembro, às 17h30. O objetivo é a validação do conceito, da narrativa e das possíveis temáticas interdisciplinares em foco no(s) novo(s) módulo(s) do JC/SKG.

O trabalho em curso no âmbito do Smart Knowledge Garden inclui, assim, a reconfiguração do Jardim da Ciência, um espaço de educação não-formal de ciências inaugurado em 2006 e integrado no LEduC – Laboratório Aberto de Educação em Ciências do CIDTFF, que visa promover a cultura científica desde os primeiros anos de idade através da exploração de módulos e desafios de ciência.

O objetivo do SKG é a construção  de um espaço privilegiado de promoção de um Ambiente Integrado de Educação, Formação e Investigação, de cariz interdisciplinar e assente numa abordagem holística de temáticas atuais, desenvolvido em estreita colaboração com a sociedade, envolvendo múltiplos atores de diferentes áreas do conhecimento, com uma forte componente digital, em articulação com o projeto Open Education Smart Campus (OESC). Mobilizando também os Laboratórios do CIDTFF, pretende-se que a remodelação do JC se concretize em 2023.