7 dezembro, 2022 | 16h00 | 5.3.27, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

No âmbito dos trabalhos do seu projeto de pós-doutoramento, o Professor Carlos Augusto Euzébio (Universidade Federal do Paraná), irá dinamizar no próximo dia 7 de dezembro pelas 16 horas na sala 5.3.27 um Seminário intitulado “O ensino da tática e da estratégia na Educação Física: que conteúdo é esse?”.

A temática da tática e a estratégia são elementos centrais nos Jogos Desportivos Coletivos. De acordo com a pesquisa documental, a importância referida, contudo, tem sido diametralmente oposta à presença do conteúdo tática e estratégia nas aulas de Educação Física. Em uma camada analítica ainda mais profunda, temos encontrado nos estudos, que quando o conteúdo da tática e da estratégia é abordado nas aulas ele é apresentado em sua manifestação empírica. A partir dos pressupostos da perspetiva histórico-cultural e das proposições de um ensino que desenvolve, pretendemos discutir como se manifesta o conteúdo teórico do conceito de tática e estratégia, e suas implicações para a relação ensino aprendizagem, apresentando também algumas intervenções didático-pedagógicas baseadas nessas perspetivas.

Constituem-se como objetivos do presente seminário: i) Analisar resultados de pesquisa realizada sobre o ensino da tática e da estratégia nas aulas de Educação Física; ii) Problematizar o conteúdo teórico dos conceitos de tática e estratégia dos Jogos Desportivos Coletivos e iii) Apresentar possibilidades didático-pedagógicas do ensino da tática e da estratégia dos Jogos Desportivos Coletivos em Educação Física.

O presente projeto é orientado por Rui Neves, Professor do Departamento de Educação e Psicologia e investigadora do Centro de Investigação em Didática na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro.

A participação no seminário é livre sendo este potencialmente dirigido a professores de Educação Física, professores do 1º CEB e todos aqueles a quem estes temas interessem.

O seminário conta com o apoio da APEF – Aveiro – Associação dos Profissionais de Educação Física do Distrito de Aveiro.

CARLOS AUGUSTO EUZÉBIO é Professor da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral. Foi professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense e coordenador do Curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Perspectiva Histórico-Cultural e Formação de professores. Professor do curso de Licenciatura em Educação Física dos módulos: Educação Física no Ensino Fundamental; Educação Física no Ensino Médio; Esporte II; Reconhecimento da Educação Básica; Estágios. Membro do Grupo de Estudo em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção (GEPEFE). Membro do GEPOC: Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica. Doutor pelo programa de pós-graduação em Educação da UFSC na linha trabalho e educação.