No passado dia 17 de novembro de 2022, a Universidade de Aveiro esteve presente na segunda reunião transnacional do projeto Erasmus+ CARE (Consumer Awareness for Responsibility towards Environment), cofinanciado pela Comissão Europeia, que envolve 4 países (Espanha, Portugal, Itália e Bélgica) e 7 organizações participantes entre universidades, consultoras, centros de formação e empresas especializadas. A reunião decorreu em Bruxelas e foi acolhida pelo Institut de Haute Formation aux Politiques Communautaires (IHF), uma das organizações participantes.

O projeto CARE tem por objetivo primeiro contribuir para a sustentabilidade do planeta a partir da consciencialização social e ambiental dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Está desenhado para promover um consumo mais responsável, baseado nas pequenas decisões diárias que todos podemos tomar para construirmos um mundo melhor. Este é o sentido de missão do CARE, um projeto alinhado com os objetivos climáticos e ambientais definidos pelas Nações Unidas: contribuir para mudanças de atitude, de hábitos de consumo e de estilos de vida das pessoas, com vista à promoção de uma melhor qualidade de vida. Tendo como público alvo toda a comunidade, encontra-se especialmente orientado para o público adulto que, só mais recentemente, começou a ser sensibilizado para as questões da sustentabilidade.

Os resultados do projeto (PR) são quatro: uma plataforma dedicada CAREforPLANET (PR1), um conjunto de informação específica e rigorosa designada por KNOWLEDGE (PR2), o desenvolvimento de 40 cursos de formação sob o título genérico de EDUCARE (PR3) e a criação de uma ferramenta de suporte e apoio a projetos de negócios de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, intitulada PROMOBIZ (PR4).

Nesta segunda reunião e após a apresentação do estado global de execução do projeto (incluindo aspetos administrativos e financeiros) foram analisados, discutidos e revistos os trabalhos em curso em relação a cada um dos PR.

No resultado PR1 foi já criada – e está em permanente desenvolvimento e a ser alimentada – a plataforma tecnológica, disponível em  https://careforplanet.eu/index_pt.php. Desenvolvida em quatro línguas (inglês, espanhol, francês e português), está organizada em diferentes secções que aprofundam e suportam cada um dos resultados do projeto.

No resultado PR2 estão a ser recolhidas e coletadas informações e legislação específica, por todos os países envolvidos, sobre as áreas de ação do projeto, em termos de sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental.

Para o resultado PR3, cuja coordenação e responsabilidade geral cabe à Universidade de Aveiro, estão a ser construídos os 40 cursos de formação, a serem ministrados online e também de forma presencial nos vários países do projeto, nas 4 áreas de trabalho: alimentação, mobilidade, vestuário e utilização de recursos. Os cursos são desenvolvidos em dois níveis: básico (para o público em geral e, com especial ênfase, para a população adulta) e avançado (para os formadores de adultos e profissionais). Estes cursos estão a ser construídos a partir de um template inicial desenhado em coautoria com a Circular Economy Portugal (CEP), um parceiro português associado do projeto. No âmbito do PR3, cabe também à Universidade de Aveiro a elaboração dos cursos na área do vestuário. Para isto, conta-se com os contributos imprescindíveis de outros parceiros portugueses, como a Fashion Revolution e a Recostura.

No resultado PR4 está a ser trabalhada a metodologia que permitirá a análise das futuras propostas de negócios que venham a ser apresentadas ao CARE, no seu âmbito de ação.

A reunião terminou com a análise e revisão das atividades que estão a ser preparadas e implementadas para a disseminação, exploração e visibilidade do projeto. A próxima reunião internacional decorrerá dentro de alguns meses, de acordo com o planificado, em Itália.

O projeto CARE, liderado pela Universidade de Málaga, é coordenado em Portugal pela docente e investigadora do ISCA-UA e do CIDTFF, Margarida M. Pinheiro.

Para mais informações, contacte margarida.pinheiro@ua.pt