22 – 24 novembro, 2022 | Online

Decorreu entre os dias 22 a 24 de novembro de 2022, na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo, Brasil, de forma remota, o VIII Seminário Ibero-Americano CTS (VIII SIACTS), que contou com vários contributos de investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.

No dia 22 de novembro, a investigadora Ana V. Rodrigues foi convidada da mesa redonda “CTS, Currículo e Formação de Professores” e este dia contou ainda com duas comunicações da (co)autoria de investigadores do CIDTFF:

• A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste | Jorge Bonito (CIDTFF), Margarida Morgado, Dorinda Rebelo, Luís Marques, António Soares de Andrade & Jorge Medina
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores: Revisão de Estudos no Ensino Básico em Portugal | Mariana Gonçalves & Rui Vieira (CIDTFF)

No dia 23 de novembro, as investigadoras Erika Ribeiro e Ana V. Rodrigues foram convidadas a fazer  a apresentação da dissertação de mestrado “Uma proposta integrada de Educação em Ciências com vistas a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e da criatividade”, que foi premiada no VII SIACTS, em 2020.

O terceiro dia do evento contou com a participação da investigadora do CIDTTFF, Maria de Fátima Paixão (Instituto Politécnico de Castelo Branco – IPCB) como convidada da mesa redonda “CTS & STEAM/STEM: Convergências e Distanciamentos”, e com a comunicação “Os metais na cidade de Oliveira do Bairro” por Fátima Pires e Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA).

Também integraram a comissão organizadora internacional do evento os investigadores do CIDTFF, Isabel P. Martins (Presidente da AIA-CTS, DEP, UA), Rui M. Vieira (DEP, UA), Maria de Fátima Paixão (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e Alcina Maria Parracho Mendes (Agrupamento de Escolas de Ílhavo), que também participaram como moderadores de múltiplas sessões, incluindo mesas redondas, simpósios e conferências.

Subordinado ao tema “Interações CTS: impactos sobre o ambiente, a saúde e a educação”, o VIII SIACTS incluiu intervenções divididas em 6 principais temáticas: CTS e formação de professores; CTSA e sustentabilidade; CTS e currículo; investigação e práticas em Educação CTS; políticas, gestão e avaliação em CTS; e CTS em tempos de pandemia.

Com este evento, a organização pretendeu criar um espaço para a discussão de assuntos relacionados com o contexto social e o processo de ensino e aprendizagem das Ciências, valorizando as relações CTS com o currículo, o ensino e a formação de professores, assim como com o meio ambiente, a sustentabilidade e os impactos sobre a saúde em diversos contextos, favorecendo a construção de propostas de ação mais plurais, a partir das contribuições dos participantes e das suas equipas de trabalho e investigação.