Decorreu remotamente, de 22 a 24 de novembro de 2022, o VIII Seminário Ibero-americano Ciência, Tecnologia e Sociedade (VIII SIACTS) e o XII Seminário Ibérico Ciência, Tecnologia e Sociedade (XII SICTS), evento conjunto que contou com a presença e contributos de vários investigadores do CIDTFF.

Os “Anais do VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS)” encontram-se agora disponíveis em acesso aberto, e nestes podemos encontrar 4 artigos da (co)autoria de investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer:

Uma proposta integrada de Educação em Ciências com vistas a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e da criatividade | Erika Ribeiro (CIDTFF) & Ana V. Rodrigues (CIDTFF) | pp. 269-275

A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste | Jorge Bonito (CIDTFF), Margarida Morgado, Dorinda Rebelo, Luis Marques (CIDTFF), António Soares de Andrade & Jorge Medina | pp. 277-284

Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores: Revisão de Estudos no Ensino Básico em Portugal | Mariana Almeida Gonçalves & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | pp. 571-580

Os metais na cidade de Oliveira do Bairro: uma sequência didática para o ensino secundário de Química | Fátima Pires & Cecília Guerra (CIDTFF) | pp. 1031-1043

O VIII SIACTS & XII SICTS pretendeu constituir-se como um espaço de encontro, reflexão e debate académico de assuntos relacionados com o contexto social e o processo de ensino e aprendizagem das Ciências, valorizando as relações CTS com o currículo, o ensino e a formação de professores, assim como com o meio ambiente, a sustentabilidade e os impactos sobre a saúde em diversos contextos.

ver mais

– – – – –

Referências:

Ribeiro, E., & Rodrigues, A. V. (2023). Uma proposta integrada de Educação em Ciências com vistas a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e da criatividade. In M. D. Maciel (Coord.), Anais do VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS) (pp. 269-275). Universidade Cruzeiro do Sul. https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/siacts/article/view/4231

Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Marques, L., Andrade, A. S., & Medina, J. (2023). A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste. In M. D. Maciel (Coord.), Anais do VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS) (pp. 277-284). Universidade Cruzeiro do Sul. https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/siacts/article/view/3710

Gonçalves, M. A., & Vieira, R. M. (CIDTFF). Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora de Atitudes/Valores: Revisão de Estudos no Ensino Básico em Portugal. In M. D. Maciel (Coord.), Anais do VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS) (pp. 571-580). Universidade Cruzeiro do Sul. https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/siacts/article/view/3642

Pires, F., & Guerra, C. (2023). Os metais na cidade de Oliveira do Bairro: uma sequência didática para o ensino secundário de Química. In M. D. Maciel (Coord.), Anais do VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS) (pp. 1031-1043). Universidade Cruzeiro do Sul. https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/siacts/article/view/3764

Maciel, M. D. (Coord.) (2023). Anais do VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS). Universidade Cruzeiro do Sul. https://doi.org/10.26843/viiisiacts