No dia 17 de novembro de 2022, Valentina Piacentini – investigadora júnior do CIDTFF no âmbito do SKG – apresentou, com Olga Heitor da Universidade Nova de Lisboa, o processo de adaptação para produzir um material CLIL LOTE em Italiano e em Português (química, nível intermédio), baseado nas Pluriliteracias (para mais info, https://pluriliteracies.ecml.at/), assim como avançou uma proposta aos participantes com o objetivo de:

• iniciar os participantes ao nível de recursos baseados nas pluriliteracias
  • aumentar a quantidade de materiais, no sentido das línguas (e das disciplinas)

Outros moderadores e participantes estiveram presentes em Graz (Áustria), na sede do European Centre for Modern Languages (ECML).

CLIL (Content and Language Integrated Learning) LOTE (Language Other Than English) é um projeto/network do ECML que pretende promover a abordagem CLIL em línguas outras do Inglês.

Através do CLIL disciplinas específicas como História, Ciências, etc. são ensinadas/aprendidas com uma língua estrangeira que, em muitas escolas de vários países, acaba sendo o Inglês.

No CLIL LOTE É posta bastante ênfase nas transições entre um nível escolar e outro, no sentido de o projeto chegar a formular orientações, a desenhar materiais, entre outras, para que os aprendentes de uma LOTE transitem ao nível a seguir e possam continuar a progredir naquela língua.