Já se encontra disponível, em formato digital, o primeiro volume da série “Propostas” da coleção “Cadernos do LabELing” organizado pela investigadora do CIDTFF, Mónica Lourenço, e que inclui 6 capítulos com conteúdos por Ana Catarina Cintrão, Ana Costa, Ana Isabel Andrade (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF), Ana Rita Vaz, Bruna Batista (CIDTFF), Clara Pires, Elisa Andreia Carvalho, Filomena Martins (CIDTFF), Francisco Parrança da Silva (CIDTFF), Salomé Costa, Sara Rosa, Tatiana Oliveira e pela própria.

Excerto da introdução:

“A publicação organiza-se em seis capítulos que são antecedidos por um breve enquadramento e fundamentação, no qual se apresenta e discute o conceito de ECG, se revisita o seu percurso em contexto português, e se reflete sobre o seu espaço no currículo. Cada capítulo encontra-se organizado de forma similar, sendo composto por: (i) uma breve introdução, na qual se contextualiza a proposta e alguns dos temas e conceitos inerentes ao seu conteúdo; (ii) uma síntese das atividades e seus objetivos; (iii) uma descrição detalhada de cada sessão em quatro momentos – motivação, descoberta, sistematização e atividades de extensão; (iv) as referências bibliográficas e/ou obras trabalhadas. Os recursos necessários para a realização das atividades propostas apresentam-se nos anexos desta publicação. Apesar desta estrutura comum, é de realçar que cada capítulo apresenta níveis de profundidade descritiva e/ou reflexiva diversos. Esta diversidade advém não só da diferente autoria dos capítulos, mas também do facto de os trabalhos apresentados terem sido desenvolvidos em diferentes contextos, sendo que alguns resultam de pequenos projetos desenvolvidos por grupos de alunas em unidades curriculares de licenciatura e outros de projetos individuais ou em díade mais alargados no tempo e integrados em relatórios de mestrado que foram objeto de provas públicas.”

ver mais

– – – – –

Referência:
Lourenço, M. (2022). Educação para a cidadania global em contexto português: possibilidades de integração curricular. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/bjah-5j02