Marisa Maia Machado foi distinguida com o Prémio Ciências Sociais e Humanas, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (IRN), pela sua tese de doutoramento intitulada “Inclua: Programa Piloto para a participação de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior”.

O estudo Inclua, realizado sob a orientação científica da Doutora Paula Santos, Professora Associada do DEP, UA, e investigadora do CIDTFF, e da Doutora Marilyn Espe-Sherwindt, professora aposentada da Kent State University, apresenta um conjunto de indicadores para o desenho, criação e implementação de programas universitários inclusivos e acessíveis a pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no contexto do ensino superior português.

O Prémio Ciências Sociais e Humanas visa distinguir o trabalho académico que mais contribua para a produção de conhecimento sobre deficiência e inclusão.