Marisa Maia Machado, investigadora do CIDTFF, foi contemplada com o Prémio para as Ciências Sociais e Humanas 2022, entregue durante uma cerimónia que teve lugar no auditório do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), no passado dia 21 de julho de 2023.

O programa desta sessão incluiu a entrega do Entrega do Prémio 2022 com que a investigadora Marisa Maia Machado foi distinguida pela sua tese de doutoramento intitulada “Inclua: Programa Piloto para a participação de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior”.

O Prémio Ciências Sociais e Humanas distingue, anualmente, o trabalho académico que mais contribui para a produção de conhecimento sobre deficiência e inclusão.

O estudo InclUA, realizado sob a orientação científica de Paula Santos (CIDTFF, DEP, UA) e de Marilyn Espe-Sherwindt (professora aposentada da Kent State University), apresenta um conjunto de indicadores para o desenho, criação e implementação de programas universitários inclusivos e acessíveis a pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no contexto do ensino superior português.

Também no âmbito deste prémio, Marisa Maia Machado fez, em março de 2023, a apresentação do seu trabalho a convite da Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação. A sessão incluiu uma apresentação por Maria Helena Alves (Presidente do Júri do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas), a apresentação do trabalho pela investigadora, e a intervenção de Alice Ribeiro (Núcleo de Apoio a Inclusão da Universidade do Porto).