O V Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano” teve lugar na Universidade Católica do Porto nos dias 20 a 22 de julho de 2023, e contou com a participação de investigadoras do CIDTFF e estudantes do Programa Doutoral em Educação (PDE) do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA).

Marcia Pinto (estudante do PDE e investigadora do CIDTFF), em coautoria com a orientadora Manuela Gonçalves (CIDTFF,DEP, UA), apresentou a comunicação “Reflexões sobre a centralidade do Diretor na gestão e administração da organização escolar”. (Trabalho financiado pelo CIDTFF)

Catarina Rodrigues (estudante do PDE) e Mariline Santos (estudante do PDE e investigadora do CIDTFF), em coautoria com o orientador António Neto-Mendes (CIDTFF, DEP, UA), apresentaram o trabalho “Privatização da educação em Portugal: mapeamento de atores e tendências no contexto de descentralização”.

Maria Dulce Gomes (estudante do PDE e investigadora do CIDTFF) e Marília Rua (CIDTFF, ESSUA) apresentaram a comunicação oral “Avaliação de Competências de Estudantes em Contexto de Prática Clínica: Validação de indicadores”.

Também estiveram presentes no Seminário, com comunicação oral, os alunos do PDE Eduardo Vieira (Explicações em África e em Angola: contributos para o conhecimento do fenómeno), em coautoria com António Neto-Mendes, e Jennifer Silva (Políticas Inclusivas em Portugal: uma análise dos resultados obtidos na avaliação externa das escolas – 3.º ciclo), em coautoria com Alexandre Ventura e Diana Oliveira (ambos investigadores do CIDTFF).

Livro de resumos | ver mais