Os investigadores do CIDTFF, Betina Lopes, José Luís Araújo e Mariana R. P. Alves marcam presença na Bienal STEM+L 2023, a decorrer entre os dias 2 e 4 de Agosto de 2023 em Maputo, Moçambique.

Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA), em coautoria com Fredson Delgado, Marcelo Hahn e José Luís Araújo (CIDTFF, DEP, UA), apresenta a comunicação “A Física e a Biologia de mãos dadas na introdução à microscopia: proposta de um modelo educativo de baixo custo” no dia 2 de agosto de 2023.

Mariana Alves (investigadora do CIDTFF e co-diretora da iniciativa Cartas com Ciência), Rafael Galupa e Equipa Cartas com Ciência, apresentarão a comunicação “Cartas para democratizar a ciência além fronteiras” no dia 4 de agosto de 2023.

Nesse mesmo dia, Mariana Alves apresentará ainda a comunicação “Sentimento de pertença em jovens participantes na Cartas com Ciência: avaliação dos contributos da ciência e de quem a faz” e moderará a Mesa Redonda “Cartas com Ciência”, com Agnes Clotilde Novela, Dinelsa Machaieie e Ana Gledis da Conceição.

Betina Lopes dinamizará, também no dia 4 de agosto, a comunicação “Por uma educação em ciências de qualidade em língua portuguesa: o papel da cooperação à luz de uma abordagem avaliativa”.

A Bienal STEM+L – aprendizagem da Ciência, Tecnologias, Engenharia e Matemática, na Língua em que nos une, pretende ser um espaço de encontro de educadores, cientistas, decisores políticos e da comunidade em geral, atentos à importância da Educação, em particular da Ciência, Engenharia, Tecnologia e Matemática, no espaço e na língua da Lusofonia.

o evento pode ser acompanhado no google meets, através do link: https://lnkd.in/eDp89s-E

A sexta edição da Bienal STEM+L associa-se ao volume n.º 3 da Revista STEM+L, e abordará as seguintes temáticas:

– Discussão com vista a uma melhoria do ensino das áreas de STEM, sem descurar a Língua de Comunicação.

– Desenvolvimento de estratégias que reforcem os aspectos técnicos e pedagógicos do ensino/aprendizagem, a inovação, as redes de aprendizagem e as comunidades virtuais.

– Aquisição de uma visão global do estado da arte, bem como promoção da discussão em torno do potencial pedagógico e didáctico da tecnologia para uma melhor aprendizagem das Ciências e da Língua e das culturas associadas.

– Promoção e divulgação do conhecimento científico e estreitamento de laços entre profissionais e instituições dos vários países participantes, com vista a criar sinergias e relações de futuro.

ver mais | programa | notícia

Mesa redonda com Agnes Novela, Dinelsa Machaieie, Ana Bela Bernardo e Mariana R. P. Alves (da esquerda para a direita).