Marcelo Martins Kremer iniciou a 1 de dezembro, no CIDTFF, a sua Bolsa de Investigação Pós-Doutoral, atribuída no âmbito do concurso promovido pelo CIDTFF, para desenvolvimento do projeto “Intercultural competence in English-Medium Instruction settings: Developing lecturers’ intercultural pedagogy, com supervisão da investigadora do CIDTFF, Susana Pinto.

Enquadrado pelo atual contexto de internacionalização do Ensino Superior, o projeto centra-se na relação entre o Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction, EMI) e o desenvolvimento da competência intercultural (CI) de estudantes do ensino superior. Participarão no estudo, que será desenvolvido até final de novembro de 2023,  a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade Federal de Espírito Santo (Brasil).

Numa primeira fase, proceder-se-á uma diagnose das perceções de docentes que utilizam o inglês como meio de instrução relativamente ao desenvolvimento da competência intercultural nas suas unidades curriculares (importância, benefícios, desafios) e às suas necessidades de formação no que à integração da IC nas suas práticas diz respeito. Esta diagnose permitirá desenvolver iniciativas de formação para docentes universitários com vista a desenvolver uma pedagogia de teor intercultural.