Já se encontra disponível o 9º episódio da iniciativa de Comunicação de Ciência em Educação “Educação à Escuta”, intitulado “Inclusão: Caminhos e desafios”, moderado pela investigadora do CIDTFF, Paula Santos, e que recebe:

• Ana Maria Bérnard da Costa, autora do livro «Memórias de uma Educação Especial: do modelo médico à Educação Inclusiva»;
  • Mário Pereira, da ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões;
  • e João Carlos Melo, médico psiquiatra e autor dos livros «Nascemos Frágeis e Recebemos Ordens para Sermos Fortes», «Reféns das Próprias Emoções» e «Uma Luz na Noite Escura».

O que é a Educação Inclusiva? O que são os Centros de Recursos para a Inclusão? Como é que as crianças com necessidades especiais podem e devem ser enquadradas nas turmas? Qual o papel dos Professores no acompanhamento destas crianças e das suas famílias? Em que se baseia o planeamento centrado no aluno e o reconhecimento dos direitos do aluno? Qual o envolvimento das escolas na Educação Inclusiva e quais as principais preocupações na transição do aluno para o mercado de trabalho? Qual a importância do amor-próprio para uma criança portadora de deficiência? De que forma a falta de autoestima afeta estas crianças e jovens?

São estas algumas das questões que pode ver discutidas no nono episódio, já disponível no canal de Youtube da Bertrand Editora:

Educação à Escuta é uma iniciativa desenvolvida numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a Bertrand Editora, coordenada pela investigadora do CIDTFF Susana Ambrósio no âmbito do projeto de Investigação SKG_ON | Science Communication within the Smart Knowledge Garden: enhancing Outreach in Education and Networking to foster the sustainability of CIDTFF’s research.