Entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2022 decorreu a Atividade de Residência do projeto Erasmus+ VaBioLa – “Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital” (KA220-SCH-BA2083C5), que contou com a presença dos parceiros europeus do projeto (Académie de Lyon; Rectorat de Lyon, Université Lyon 1 Claude Bernard, France; Association DULALA, France; Universidade de Aveiro, Portugal; Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia; Arteveldehogeschool, Bélgica e o Assessorat de l’Education da Região Autónoma do Vale de Aosta, Itália). Da Universidade de Aveiro/CIDTFF, estiveram presentes as investigadoras Rosa Maria Faneca (Coordenadora institucional) e Margarida M. Marques.

As principais atividades realizadas neste encontro foram a preparação dos parceiros para a conceção da aplicação VaBioLa e a testagem de um protótipo. Os três dias foram dedicados ao enquadramento dos parceiros na metodologia adotada para a conceção, desenvolvimento e testagem do protótipo da aplicação VaBioLa. Para além dos parceiros europeus também estiveram presentes alunos alófonos, pais e professores de disciplinas linguísticas e não linguísticas.

Relembra-se que o principal objetivo do projeto VABIOLA é promover os perfis plurilingues dos alunos no espaço escolar, para que sejam vistos e considerados como uma riqueza e um recurso, mas também para valorizar a diversidade de línguas presentes no ambiente das crianças monolingues. A intenção é modernizar uma ferramenta existente que se revelou muito útil – o Portfólio Europeu de Línguas (PEL) – dando-lhe uma nova dimensão digital para o tornar mais acessível, sustentável, divertido e interativo.

Este projeto envolve a produção de i) um guia pedagógico para sensibilizar e promover o plurilinguismo e a interculturalidade, ii) uma aplicação digital inspirada no Portefólio Europeu de Línguas, implementando as recomendações do guia pedagógico, e iii) um curso de formação internacional, concebido para incentivar a construção de um espaço europeu de educação e formação, através da mobilização em torno de ferramentas e preocupações comuns aos parceiros do projeto.

Na lógica da investigação-ação, é intenção dos parceiros criar e implementar atividades de formação, de disseminação e produções intelectuais baseadas em experiências de terreno e investigação.