Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) & Sweder Souza (CIDTFF) | UPorto Press

Já se encontra disponível o livro “Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica”, organizado por Francisco Calvo del Olmo (Universidade Ludwig-Maximilians), Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF, Universidade de Hamburgo) e Sweder Souza (CIDTFF, DEP, UA), e que inclui vários capítulos da coautoria de investigadores do CIDTFF.

Excerto da introdução, descritivo da obra:

“A obra que agora editamos está estruturada em três secções: Português no espaço das Américas, Português no espaço europeu e Português noutras latitudes, sendo introduzidas por um prefácio de Paulo Feytor Pinto. […] Ao longo destes 18 capítulos, os autores ilustram as particularidades dos seus contextos, descrevem a trajectória do ensino-aprendizagem do português em cada país e analisam, numa perspectiva crítica, alguns aspetos particulares desse ensino-aprendizagem. Os capítulos seguem uma estrutura que pretendeu ser similar para guiar as leitoras e leitores e possibilitar um eventual olhar contrastivo. Conforme tinha sido solicitado às autoras e autores, cada capítulo começa por apresentar o contexto nacional em termos de presença de diásporas e contatos (inter)linguísticos, descrevendo a presença do português no país e as variedades e estatutos dessa língua na paisagem escolar e universitária (abordando os conceitos de língua de herança, língua estrangeira, etc.). Seguidamente, de forma mais específica e baseada em corpus de análise e de investigações empíricas, os autores detalham elementos específicos dos seus contextos de investigação e trabalho. Cada capítulo termina com perspectivas de desenvolvimento do português nos países estudados.”

Damos a conhecer o sumário da obra:

SECÇÃO I – PORTUGUÊS NO ESPAÇO DAS AMÉRICAS

• O ensino de Português na Argentina e a formação de professores: um percurso histórico, caminhos trilhados e desafios | Florencia Miranda, Richard Brunel
  • Língua Portuguesa no Canadá: das dinâmicas comunitárias às experiências identitárias | Inês Cardoso (CIDTFF), Vander Tavares, Luciana Graça (CIDTFF)
  • Português como língua adicional no Ensino Superior na Colômbia: um estudo de caso | Luciana Andrade-Stanzani
  • Aprendendo Português nos Estados Unidos: semelhanças e diferenças entre PLE e PLH | Gláucia Silva
  • O Português língua própria e do vizinho: o caso do Uruguai | Laura Masello
  • A situação linguística da Venezuela e as potencialidades para o ensino da Língua Portuguesa | Rainer Sousa

SECÇÃO II – PORTUGUÊS NO ESPAÇO EUROPEU 157

• O ensino (do) Português na Alemanha: um foco nos falantes de herança | Liliana Correia, Cristina Flores, Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF)
  • A Língua Portuguesa em Espanha | Paula Cristina Pessanha Isidoro, Sálvia Lois Lugilde, Pere Comellas Casanova, David Ramos Pérez
  • A mobilidade acadêmica e o ensino do PLE no contexto francês | Kátia Bernardon de Oliveira, Luciane Boganika
  • O ensino do Português Língua Estrangeira na universidade italiana | Gian Luigi De Rosa, Lívia Assunção Cecílio
  • O lugar da Língua Portuguesa na paisagem linguística e escolar do grão-ducado do Luxemburgo | Mónica Bastos (CIDTFF), Joaquim Prazeres
  • O ensino de Língua Portuguesa no contexto universitário inglês: conquistas e desafios | José Peixoto Coelho de Souza, Daniela Mittelstadt
  • A criação do curso de licenciatura na Faculdade de Letras de Cluj-Napoca (Roménia): entre a aprendizagem da língua e a formação filológica | Veronica Manole
  • A Língua Portuguesa na Suíça | Maria de Lurdes Gonçalves (CIDTFF), Miriam Müller Vizentini

SECÇÃO III – PORTUGUÊS NOUTRAS LATITUDES

• O perfil da diáspora brasileira na Austrália e suas organizações comunitárias de manutenção de língua e cultura | Lilian Fleuri, Fernanda Alves
  • De Yajiro à CPLP: uma longa história ainda por contar sobre o Português no Japão | Atsushi Ichinose
  • Práticas de translanguaging como recurso didático no ensino do Português como Língua Estrangeira em Marrocos | Jorge Pinto
  • O ensino do Português na Rússia | Galina Petrova

Sobre os organizadores e os autores

Referências:

Calvo del Olmo, F., Melo-Pfeifer, S, & Souza, S. (2022). Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica. UPorto Press.

Cardoso, I., Tavares, V., & Graça, L. (2022). Língua portuguesa no Canadá: das dinâmicas comunitárias às experiências identitárias. In F. Calvo del Olmo, S. Melo-Pfeifer & S. Souza, Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica (pp. 54-76). UPorto Press.

Correia, L., Flores, C., & Melo-Pfeifer, S. (2022). O ensino (do) Português na Alemanha: um foco nos falantes de herança. In F. Calvo del Olmo, S. Melo-Pfeifer & S. Souza, Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica (pp. 159-187). UPorto Press.

Bastos, M. & Prazeres, J. (2022) O lugar da Língua Portuguesa na paisagem linguística e escolar do grão-ducado do Luxemburgo. In F. Calvo del Olmo, S. Melo-Pfeifer & S. Souza, Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica (pp. 264-283). UPorto Press.

Gonçalves, M. L., & Vizentini, M. M. (2022). A Língua Portuguesa na Suíça. In F. Calvo del Olmo, S. Melo-Pfeifer & S. Souza, Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica (pp. 319-339). UPorto Press.