8 fevereiro, 2023 | 14h00 (GMT) | Online

Ana Isabel Andrade, Mónica Lourenço e Francisco Parrança da Silva, investigadores do CIDTFF da Universidade de Aveiro, irão apresentar a comunicação “Teacher education for sustainability and global citizenship: a focus on in-service teachers” no âmbito do webinar “Teacher Education Special Interest Group: New research” organizado pela rede ANGEL no próximo dia 8 de fevereiro de 2023.

Nesta comunicação, apresentarão o projeto Erasmus+ TEDS – Teacher education for sustainability (https://teds.web.ua.pt/), e discutirão os resultados de um estudo de caso realizado com um grupo de professores em serviço em Portugal que participaram no curso de desenvolvimento profissional online TEDS “Educação para a sustentabilidade: diversidade, diálogo e inclusão”.

Os investigadores centrar-se-ão na compreensão do impacto do curso na aprendizagem profissional dos professores – nomeadamente no que respeita às suas conceptualizações da educação para a sustentabilidade e cidadania global, aos seus repertórios pedagógicos, à sua compreensão dos objetivos da educação e do seu papel pedagógico, e às suas motivações e empenho em ensinar de acordo com os princípios da sustentabilidade – e discutirão as implicações da investigação, apresentando um quadro de referência para a formação de professores (em serviço), resultado final do projeto.

O evento conta ainda com outras três comunicações: “Student Teachers’ Understanding and Engagement with Education for Sustainable Development in England, Turkey and Pakistan”, por Douglas Bourn, Qudsia Kalsoon e Nese Soyal; “GCD and ESD in English as a Foreign Language (EFL) Teacher Education: Voices from Hungarian University Language Development Classes”, por Rita Divéki; e “What spaces do Scottish maths teachers find or make for ESD and GCE?”, por Corinne Angier.

O webinar é gratuito, com inscrições obrigatórias.