A Direção-Geral da Educação (DGE) desenvolveu, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, recursos educativos digitais, abertos e interativos, para as áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB).

Estes recursos foram produzidos no âmbito do projeto “Produção de Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, cofinanciado pelo POCH, que reuniu especialistas das didáticas específicas e de multimédia, com o objetivo de proporcionar mais e melhores aprendizagens, e são agora disponibilizados na forma da Ilha Periscópio.

Validados científica e pedagogicamente por académicos reconhecidos, pretendem constituir-se como um auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas das áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português.

Uma equipa da Universidade de Aveiro esteve responsável pelos conteúdos de Ciências, e contou com a coordenação das investigadoras do CIDTFF Ana V. Rodrigues (gestão da criação didático-pedagógico do projeto) e Isabel P. Martins (co-coordenação), e com os contributos, como membros da equipa didático-pedagógico, dos investigadores do CIDTFF Joana Peixinho, Patrícia C. Silva, Filomena Teixeira (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra), Rui M. Vieira, Celina Tenreiro-Vieira, Patrícia Sá, Dulce Vaz e Fernanda Couceiro.

Os RED para o 1.º Ciclo do Ensino Básico – Ilha Periscópio podem ser utilizados em diversos contextos.

Em “Ciências” é possível encontrar uma área dedicada aos alunos e outra aos professores, onde se disponibilizam 73 atividades que integram propostas de abordagem didática, registos para as crianças, instrumentos de avaliação das aprendizagens, enquadramento conceptual e curricular, assim como recursos originais de apoio à planificação de aulas e à sua exploração com as crianças.

Em “Português” é possível encontrar recursos interativos que levam a criança, numa atitude de descoberta, a mobilizar conhecimentos sobre a língua. Cada um dos quatro jogos obedece a um percurso narrativo que desafia o jogador a superar dificuldades, devolvendo-lhe o sentido de progressão na aprendizagem.

Na área da “Matemática” existem dez jogos nos quais o jogador deve responder acertadamente a desafios colocados por uma personagem representativa de uma certa profissão: o pescador – cálculo mental; a agricultora – localizar números na reta; o camionista – organização de dados; o alpinista – adição e subtração; o construtor – multiplicação e divisão; o arqueólogo – classificação de figuras; a arquiteta – planificação de sólidos; a condutora de drone – orientação espacial; a merceeira – medida; e a analista – representações gráficas em OTD.

No site dos RED é ainda disponibilizado um conjunto de guiões que poderão apoiar na utilização dos recursos.