25 janeiro, 2023 | 15h00 – 17h00 (hora de Lisboa) | Online

Dia 25 de janeiro de 2023, decorrerá online uma mesa redonda sobre programas de educação para refugiados no Ensino Superior, que incluirá uma apresentação da experiência do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) da Universidade de Aveiro, por Miguel Oliveira.

“Round table on refugee education programmes in Higher Education” é o primeiro evento do projeto Erasmus+ AGILE – Higher Education Resilience in Refugee Crisis, que reunirá sete organizações e estruturas de diferentes universidades europeias, que oferecem programas educacionais para refugiados, para apresentarem e discutirem as oportunidades e desafios das suas ofertas.

Esta mesa redonda contará com a presença de instituições da França, Alemanha, Grécia, Noruega, Polónia e Portugal e pretende comparar e discutir diferentes respostas à integração de estudantes recém-chegados ao Ensino Superior.

O CLAIM a ser apresentado por Miguel Oliveira, tem como principais objetivos o apoio institucional, a promoção da integração, e a criação de condições para que o acolhimento em Portugal ocorra da melhor forma possível para os que estudam, investigam ou trabalham na Universidade de Aveiro.

Visa também minimizar qualquer dificuldade que possa surgir no processo de regularização no país, oferecendo apoio especializado prestado por técnicos habilitados, em áreas como o ensino, acesso aos serviços públicos, alojamento, e mesmo questões relacionadas com o dia-a-dia.

O CLAIM da UA, resulta de uma parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, e faz parte de uma rede nacional da qual constam outros centros locais e nacionais que desenvolvem trabalho na área das migrações.

Este evento, relevante pela sua realidade e transversalidade, está aberto ao público geral e pode ser assistido no dia 25 de janeiro de 2023, entre as 15h00 e as 17h00 (hora de Lisboa) via zoom, sem necessidade de inscrição prévia.

ver mais

– – – – –

Sílvia Melo-Pfeifer, investigadora do CIDTFF e docente da Universidade de Hamburgo, integra a equipa do projeto.