Na quarta-feira 18 de janeiro de 2023, visitou o Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro o Engenheiro Daniel Freitas, como representante do Departamento de Desenvolvimento de Soluções Digitais do Programa Inclui da Fundação Altice, com a presença de alguns parceiros.
Esta visita teve como objetivo entregar uma série de equipamentos tecnológicos (computador, tablet, iPad, software e diversos produtos de apoio) para que sejam utilizados no desenvolvimento do Projeto intitulado “Música para todos: Promoção da Educação Musical Inclusiva em Portugal”.
Este Projeto foi apresentado pelo investigador do CIDTFF, bolseiro da FCT, Davys Moreno, com apoio dos seus orientadores António Moreira (CIDTFF, DEP, UA), Oksana Tymoshchuk (DigiMedia, DeCA, UA) e Carlos Marques (Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian Aveiro). O mesmo foi adjudicado, mediante concurso, a uma das diversas Ações e/ou Programas Sociais que a Fundação Altice promove, dinamiza e financia em colaboração com os seus parceiros, com foco na educação, literacia digital, empreendedorismo, bem-estar, arte e cultura.
Estes equipamentos tecnológicos são fundamentais tanto para promover o acesso à comunicação e socialização das crianças com necessidades especiais, como para transformar o ensino artístico especializado da música num ensino inclusivo. Após serem utilizados no desenvolvimento deste Projeto, ficarão à disposição para a Promoção da Inclusão na Universidade de Aveiro.
Davys Moreno é violinista, formador em Educação Musical, Mestre em Educação (Chile) e musicoterapeuta (Brasil). Atualmente é Doutorando em Educação na Universidade de Aveiro e Bolseiro da FCT (Portugal). Promoveu o desenvolvimento de orquestras infantis para democratizar o ensino da música e estagiou no Departamento de Informática Musical da Universidade de Milão (Itália). A sua área de investigação atual é a inclusão de crianças com deficiência motora decorrente de Paralisia Cerebral nos Programas de Educação Artística Musical.
