Mariana Alves, co-fundadora da Cartas com Ciência, foi a entrevistada do programa “A minha Geração”, onde deu a conhecer o Programa de troca de cartas: “Cartas com Ciência”.

A “Cartas com Ciência”, incubada pela Native Scientist e inspirada no projeto americano Letters to a Pre-Scientist, foi oficialmente lançada no dia 5 de maio de 2020 – o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa –  por dois cientistas: Mariana Alves, em entrevista, e Rafael Galupa.

Este projeto facilita conversas entre cientistas e estudantes nos países de língua portuguesa, por intermédio de troca de cartas, com o intuito de promover o acesso à ciência e a quem se pode tornar cientista, valorizando as vozes e as experiências das pessoas jovens para cultivar um sentimento de que a ciência pode ser para elas se assim o desejarem.

O CIDTFF tem colaborado com a Cartas com Ciência desde junho 2020 em diversas atividades coordenadas pelas investigadoras Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do CIDTFF.

(Re)veja a entrevista de 22 de janeiro de 2023, disponível no canal de Youtube da Antena 3: