Entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2023, estará em Portugal a Orquesta Infanto Juvenil Municipal de Caldera, proveniente do Norte do Chile, que foi uma das primeiras Orquestras Sociais (semelhante ao Projeto Orquestra Geração em Portugal), criadas nesse país pelo investigador do CIDTFF, Davys Espíndola Moreno. Estas orquestras foram concebidas com o objetivo de combater o insucesso e abandono escolar, promovendo as oportunidades de inclusão para todas as crianças e jovens por meio da música.

Atualmente, a Orquesta Infanto Juvenil Municipal de Caldera desenvolve um trabalho musical relacionado com o Ensino Artístico Especializado da Música no Chile. O objetivo desta visita é dar a conhecer a música e cultura chilena, promovendo o intercâmbio sociocultural entre ambos países.

Durante a sua digressão em Portugal, realizará um Concerto no dia 8 de fevereiro pelas 21H30, na OMA (Oficina de Música de Aveiro); dinamizará atividades artístico culturais, no dia 9 de fevereiro, na Escola Básica de Eixo; e entre os dias 10 e 12 de fevereiro, irá interagir de forma educativa-musical com a Orquestra Pedagógica de Sobreiro Curvo, concluindo a sua visita com um concerto conjunto, aberto a toda a comunidade, no dia 12 de fevereiro pelas 16h30, no Centro Pastoral São Sebastião em Sobreiro Curvo (A-dos-Cunhados/Torres Vedras). Neste concerto estarão presentes a Cônsul do Chile em Portugal, Ximena Alcayaga, a Presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues, o Presidente da União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, Nuno Cosme, e outras autoridades locais.

Vídeo de apresentação da Orquesta Infanto Juvenil Municipal de Caldera

ver cartaz

Davys Moreno é violinista, formador em Educação Musical, Mestre em Educação (Chile) e musicoterapeuta (Brasil). Atualmente é Doutorando em Educação na Universidade de Aveiro e Bolseiro da FCT (Portugal). Promoveu o desenvolvimento de orquestras infantis para democratizar o ensino da música e estagiou no Departamento de Informática Musical da Universidade de Milão (Itália). A sua área de investigação atual é a inclusão de crianças com deficiência motora decorrente de Paralisia Cerebral nos Programas de Educação Artística Musical.