Alexandre Ventura, investigador do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA), esteve, na semana de 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, em Luanda a dinamizar a primeira ação presencial no âmbito do Projeto de Criação de Escolas de Referência (PCER), como perito em Avaliação e Desenvolvimento da Qualidade de Escolas.

Este projeto é uma iniciativa do governo angolano que visa promover em todas as províncias do país, ao longo de cinco anos, o desenvolvimento de uma metodologia de melhoria da qualidade das ofertas de educação e formação numa rede de escolas de vários subsistemas e níveis de ensino e de alguns centros de formação profissional.

Esta prestação de serviços desenvolve-se no âmbito de um contrato da UA com a empresa de consultoria CESO Internacional. O referido investigador é responsável pelo grupo de Escolas ETP – Administração, Economia e Gestão localizadas nas seguintes províncias: Benguela, Bié, Cabinda, Cuando Cubango, Cunene, Huíla, Luanda, Lunda Norte e Moxico.