Investigadores do CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) estiveram presentes no VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação, que teve lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, de 6 a 8 de fevereiro de 2023, e nas atividades pós-congresso de dia 9 de fevereiro, na Universidade de Aveiro.

Subordinado ao tema “Política e Gestão da Educação: temas críticos no espaço ibero-americano”, contou com os seguintes contributos por investigadores do CIDTFF:

• “In(Ex)clusão Social no Ensino Profissional: políticas educativas e perspetivas de atores sociais”, apresentada, dia 6 de fevereiro, por Ana Traqueia (CIDTFF, DEP, UA), com o apoio de Manuela Gonçalves (CIDTFF, DEP, UA) & Rosa Madeira (CIDTFF, DEP, UA);
  • “O Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular: qual autonomia é possível?” apresentada por Márcia Pinto (CIDTFF, DEP, UA) no dia 7 de fevereiro, com o apoio de Manuela Gonçalves (CIDTFF, DEP, UA);
  • “Neoliberalismo em Educação – e quando as ‘utopias individuais’ não bastam?” apresentado por Mariline Santos (CIDTFF, DEP, UA), Catarina Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) e António Neto-Mendes (CIDTFF, DEP, UA), no dia 8 de fevereiro.
Da esquerda para a direita: Ana Traqueia, Mariline Santos, Jenifer Silva (doutoranda DEP, UA), Márcia Pinto e Catarina Rodrigues.

O VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação foi seguido atividades de Pós-Congresso que tiveram lugar no DEP da Universidade de Aveiro, no dia 9 de fevereiro de 2023.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor do DEP, Carlos Silva, seguida pelo desenvolvimento de duas mesas temáticas.

A primeira mesa, realizada pela manhã, foi moderada pelo professor Luiz Fernandes Dourado, (Diretor de Relações Institucionais da ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação), abordou a temática “Gestão Escolar e Currículo”, e foi composta pelas investigadoras Marcia Ângela Aguiar (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil) e Malvina Tuttman (ex-Conselheira do Conselho Nacional de Educação do Brasil).

A segunda mesa, sobre o tema “Gestão Democrática”, decorreu durante a tarde, foi moderada pelo professor Jorge Adelino Costa (DEP, UA), e contou com a intervenção dos investigadores António Neto-Mendes (CIDTFF, DEP, UA) e Romualdo Portela de Oliveira, (Presidente da ANPAE- Brasil).

No fim das atividades, os participantes foram recebidos com um coffee-break, seguido por um encontro de investigadores, onde puderam partilhar as suas mais recentes investigações, em ambiente informal, que possibilitou a troca de experiências num contexto intercultural.

Estiveram presentes cerca de 40 participantes e as atividades desenvolvidas contaram com o apoio do DEP e também do CIDTFF.

ver mais | ver programa