Maria Carolina Lúgaro (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) & Ana Isabel Silva | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 39, n. 1

Resumo:

A intercompreensão como abordagem plurilíngue pode favorecer o desenvolvimento das multiliteracias4 dos estudantes surdos, integrando-os em um mundo multilíngue e multimodal. Este artigo se apoia na implementação, junto de estudantes surdos de Brasil e Portugal, de um Programa de Intercompreensão em Línguas com foco na leitura, que objetivou desenvolver as suas multiliteracias. O eixo psicológico do referencial que suporta o Programa envolve a abertura às línguas e à diversidade, motivação e confiança para lidar com o novo, a descoberta das relações entre línguas e a vontade de explorá-las. Os dados analisados provêm das videogravações das sessões do Programa; registros no diário da investigadora e atividades dos alunos. Os resultados indicam que construir sentidos em línguas pouco conhecidas pelos estudantes demandou investimento cognitivo e psicológico, no qual autoconfiança, disposição para arriscar e resiliência foram fundamentais. O diálogo, a multimodalidade do Programa e a combinação de modalidades linguísticas na comunicação favoreceram a mobilização e expansão dos repertórios dos participantes e o desenvolvimento das suas multiliteracias.

Palavras-chave: surdos; plurilinguismo; intercompreensão; dimensão psicológica; multiliteracias

Referência:
Lúgaro, M. C., Araújo e Sá, M. H., & Silva, A. I. (2023). A leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológica. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 39(1). https://doi.org/10.1590/1678-460X202359804