13 abril, 2023 | 14h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 13 de abril de 2023, pelas 14h00, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Lara Sardinha Vieira, com o título “A reconfiguração do espaço na promoção de um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo: populações NEET e Migrante”.

Lara Sardinha Vieira é orientada por Ana Margarida Pisco Almeida (Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro) e coorientada por Neuza Sofia Guerreiro Pedro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

Resumo:

A expansão dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) tem levado a um aumento da investigação neste campo. Estes ambientes são normalmente concebidos segundo o terno concetual Pedagogia-Tecnologia-Espaço. Neste contexto tanto a Pedagogia como a tecnologia têm sido abordados sobre diferentes perspetivas, em conjunto com o layout do espaço e a disposição de mobiliário, focando-se na sua influência na criação de um melhor ambiente e na melhoria do ensino e da aprendizagem. Contudo é importante compreender como é que um Espaço Físico de Aprendizagem (EFA), um espaço complexo, é por um lado influenciado pelos Meios Digitais e pela pedagogia, e por outro lado como é que os influencia. Além disso, como o abandono escolar é uma realidade, como é que um AEI pode promover a inclusão, nomeadamente, de jovens NEET (Not in Employment, Education or Training) e Migrantes. Acresce ainda que com o aumento dos fluxos migratórios, aumenta o número dos jovens migrantes em risco de se tornarem NEET.

O nosso objetivo é criar uma estratégia de design de interiores para um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo para as populações NEET e Migrante, através da reconfiguração do espaço. Esta investigação é maioritariamente qualitativa, recorrendo também a métodos quantitativos, e baseando-se na teoria fundamentada construtivista e no design participativo. No decorrer da investigação aplicámos um web-survey, entrevistas em profundidade, workshops seguidos por entrevista em profundidade e observação de vídeo.

Todos os dados recolhidos foram analisados através de quatro dimensões do espaço: tecnológica/digital, arquitetónica, cultural e social. Os resultados, demonstram que o Ambiente Físico de Aprendizagem (AFA) pode ser ainda melhorado nas suas diferentes dimensões. No que respeita à dimensão tecnológica/digital os resultados mostram que a presença dos Meios Digitais motiva os alunos e facilita a melhoria tanto do ensino como da aprendizagem, no entanto, a infraestrutura da rede nem sempre possibilita as atividades. Relativamente à dimensão arquitetónica (espaço construído, mobiliário e percursos) podemos afirmar que se encontra àquem do seu potencial. A dimensão cultural é considerada pelos participantes como a menos importante e a dimensão social é bastante valorizada, em particular no que concerne às interações e às interrelações.

A nossa estratégia de design de interiores para um Ambiente Inclusivo de Aprendizagem: populações NEET e Migrante surge das pontes criadas entre os resultados obtidos e o construto teórico. É constituída por um conjunto de quarenta e duas diretrizes interdependentes.  Estas apontam para um modo de intervenção num espaço existente tendo em vista a sua reconfiguração num AEI inclusivo, considerando as dimensões tecnológica/digital, arquitetónica, cultural e social do espaço.

Palavras chave: Espaço Físico de Aprendizagem; Ambiente Físico de Aprendizagem; Ambiente Educativo Inovador; Ambiente de Aprendizagem Inclusivo; Meios Digitais; dimensões do espaço; NEET; Migrantes.