Rui Neves (CIDTFF) | Diversidades, 61, pp. 24-29

Artigo da autoria de Rui Neves, investigador do CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, na edição 61 da Diversidades, revista semestral da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação.

Excerto da introdução:

“No presente artigo pretendemos contribuir para a análise e o debate necessário daquilo que é Ser Professor hoje em Portugal. Não da mera identificação de competências pedagógicas que operacionalizam processos de ensino/aprendizagem, mas alargando a visões fora da sala de aula, da própria escola, do sistema educativo. O Ser Professor enquanto dialética entre ser um profissional reflexivo sobre a sua ação ou um funcionário acrítico e cumpridor de programas e mero transmissor de conteúdos científicos. Importa refletir sobre o que deve ser um profissional do conhecimento (OCDE, 2021) no momento e no futuro. Está em causa problematizar o papel da mãe de todas as profissões, pois todos começamos na escola e todos, em diferentes níveis (da educação pré-escolar à universidade) beneficiamos do trabalho de professores para desenvolver as competências conquistadas a cada momento.”

ver mais

– – – – –

Referência:
Neves, R. (2023). Ser Professor em Portugal: um desafio. Diversidades, 61, 24-29. https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publica%c3%a7%c3%b5es/ctl/Read/mid/6358/InformacaoId/173677/UnidadeOrganicaId/32/CatalogoId/0