Lavinia Bracci, Fiora Biagi, Ana Raquel Simões (CIDTFF) e Susana Senos | UA Editora

Já se encontra disponível o “DiCE.Lang handbook: a guide for teachers to digital citizenship education and foreign language learning” da autoria de Lavinia Bracci (Siena Italian Studies), Fiora Biagi (Siena Italian Studies), Ana Raquel Simões (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro) e Susana Senos (Universidade de Aveiro).

Este Handbook pretende ser um guia para professores, onde se aborda de forma sucinta o conceito de Educação para a Cidadania Digital (ECD) nas aulas de Língua Estrangeira (LE), de acordo com os quadros conceptuais relacionados, e onde são apresentados e disponibilizados os recursos educativos criados no âmbito do projeto Erasmus+ DiCE.Lang.

O DiCE.Lang – Digital Citizenship Education and Foreign Language Learning é um consórcio de cinco instituições europeias – Ludwig-Maximilians-Universität (Alemanha), Universidade de Limerick (Irlanda), Universidade de Aveiro (Portugal), Latvijas Universitate (Letónia) e Siena Italian Studies (Itália) – que pretende evidenciar a importância de novas práticas educativas orientadas que promovam o desenvolvimento das competências necessárias para que professores e alunos exerçam os seus direitos democráticos de forma ativa e responsável na sociedade digital. No âmbito do projeto foram criados vários recursos pedagógicos que fomentam o desenvolvimento da ECD no ensino-aprendizagem de LE, fornecendo novos caminhos para o desenvolvimento profissional dos docentes.

O Projeto DiCE.Lang produziu quatro “intelectual outputs”: (1) um inquérito que investigou os conhecimentos, aptidões e atitudes dos professores relacionados com a ECD, e que originou uma instrumento para a autorreflexão profissional; (2) um repositório aberto de recursos educacionais e planos de aula, disponíveis em várias línguas europeias; (3) um conjunto de elementos para a formação e desenvolvimento profissional de docentes e futuros professores, que evidenciam a importância de ECD nas aulas de LE (4) um novo quadro conceptual específico da ECD no ensino-aprendizagem de LE, que visa orientar a implementação destes conceitos em contextos educativos locais e nacionais em toda a Europa.

Estes resultados estão sistematizados no Handbook agora disponível em acesso aberto.

Referência:
Bracci, L., Biagi, F., Simões, A. R., & Senos, S. (2023). DiCE.Lang handbook: a guide for teachers to digital citizenship education and foreign language learning. UA Editora. https://doi.org/10.48528/55ez-e636