15 março, 2023 | 11h00 | Evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)

Nicolás Panzuto Piccini dinamiza o próximo seminário interno de discussão científica do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF (DEP, UA), pelas 11h00 do dia 15 de março de 2023, com a comunicação intitulada “Language battles: Informal learning & Spanish-speaking variation on YouTube”.

Este seminário do LabELing decorrerá em formato misto. A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (link de acesso disponibilizado após inscrição, por email, para parranca.silva@ua.pt).

Nicolás Panzuto Piccini é investigador e professor na Universitat Pompeu Fabra. Conta com uma Licenciatura em Tradução e um Mestrado em Línguas e Tecnologia. Atualmente, encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento, sob a orientação do Dr. Cassany, sobre aprendizagem e ensino de variedades espanholas baseadas em vídeo.

O investigador encontra-se na Universidade de Aveiro, de 13 a 17 de março, no âmbito de um Estágio Erasmus+ sob supervisão da investigadora do CIDTFF, Liudmila Shafirova.

Resumo da comunicação:

We present a pedagogical proposal for Spanish variation based on two dialect challenges on YouTube. We compiled a corpus of 61 videos in which lexical units are contrasted (language battle) or predicted (word challenge) in 19 Spanish-speaking countries. As a general rule, both the youtubers and the commentators demonstrate a posture of contact between language varieties that arises spontaneously in the digital world, in which the global aspect of the language is valued in the same way as its local aspect. These informal practices stimulate users’ plurilingual competence, demonstrate informal learning strategies and, additionally, generate useful content in formal learning contexts. Finally, we will present some results of conducted classroom applications.

Próximo(s) Seminário(s) LabELing:

Investigador Sweder Souza: “O plurilinguismo na formação de professores de língua portuguesa da educação básica brasileira” – 29/03/2023 – 14h00