Luis Kamuele e Teresa B. Neto (CIDTFF) | Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos

Resumo:

Nesta comunicação apresenta-se uma análise da dimensão normativade um programa de Matemática, num contexto de Formação inicial de Professores de Matemática no Namibe –Angola. Nesta análise adoptou-se o modelo teórico do Enfoque Ontossemiótico, identificando-se as normas presentes no referido programa. Da análise documental e do questionário aplicado aos professores e estudantes, verifica-se que o programa é apenas uma listagem de conteúdos, revelando fragilidades a vários níveis: ao nível mediacional, devido a falta de recursos materiais e temporais; aos níveis das facetas, epistémica, afetiva e ecológica, por não ter um conjunto de regras que determina a atividade matemática e não ter reflexo da influência do meio social, político e econômico onde a escola está localizada. Isto, por sua vez, determina o tipo de práticas matemáticas que serão realizadas nas salas de aula angolanas. Após esta análise elaborou-se um programa alternativo que está em fase de implementação.

Palavras-chave: formação inicial de professores, enfoque ontossemiótico, dimensão normativa, programa de matemática.